Ampliação do Consignado INSS para 96 meses faz portabilidade ser atrativa

Aposentados e pensionistas do INSS já podem contar com uma nova vantagem que promete dar fôlego ao orçamento: o prazo máximo do Empréstimo consignado foi ampliado para 96 meses, ou seja, 8 anos. 

A medida, anunciada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), pode gerar impacto direto no valor das parcelas e tornar a Portabilidade ou o Refinanciamento uma estratégia inteligente para quem quer aliviar as finanças sem abrir mão do crédito.

Essa ampliação vem em um momento de alta na procura por crédito entre segurados da Previdência, e representa uma oportunidade para Refinanciar consignados do INSS com parcelas mais acessíveis.

A seguir, saiba se essa opção vale a pena para todos e como aproveitar esse novo limite sem cair em armadilhas financeiras.

Como funciona o novo prazo de 96 meses do INSS

Em 2025, a principal mudança no Empréstimo consignado do INSS é o aumento no prazo máximo de pagamento, que passou de 84 para 96 parcelas mensais. 

Funciona assim: ao contratar um Empréstimo, o beneficiário do INSS pode escolher pagar em até 96 vezes, o que diminui o valor das parcelas mensais, sem precisar aumentar a margem consignável — que segue limitada a 45% dos rendimentos, sendo 35% para empréstimos e 5% para Cartão consignado e mais 5% para Cartão benefício.

Essa decisão busca oferecer mais flexibilidade financeira aos segurados, especialmente em tempos de inflação alta e orçamento apertado. 

Além disso, o novo prazo pode facilitar para quem quer refinanciar o Consignado do INSS ou fazer Portabilidade do contrato com juros maiores.

Leia mais: Meu INSS 2025: login, cadastro, consultas, extrato e App

Por que o novo prazo pode reduzir valor de parcelas do consignado?

Quanto maior o número de parcelas, menor tende a ser o valor mensal pago. Com 12 meses a mais no contrato, o beneficiário tem a chance de reorganizar o valor devido, diluindo o total em prestações menores. 

Isso pode representar um alívio importante no orçamento mensal, especialmente para quem comprometeu boa parte da margem consignável.

Continue se informando com os nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Conheça: Meu Benefício

Como saber se vale a pena portar ou refinanciar valor para 96x

Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental comparar propostas e simular diferentes cenários

A Portabilidade e o Refinanciamento de consignado são excelentes alternativas, mas cada uma delas tem suas particularidades.

Considere essas informações para saber se vale a pena refinanciar ou portar o consignado do INSS:

  • Se o valor da parcela atual está pesando no orçamento
  • Se você já pagou parte significativa do contrato antigo
  • Se encontrar uma instituição com taxas menores que o seu banco atual
  • Se o novo contrato mantiver ou reduzir o Custo Efetivo Total (CET).

É essencial usar simuladores confiáveis e buscar instituições que trabalham com transparência. A boa notícia é que você pode refinanciar ou portar sem sair de casa — tudo online, aqui na meutudo.

Confira: Guia Completo do Meu INSS

Como aproveitar as 96 parcelas do consignado INSS

Com a ampliação do prazo, muitos segurados agora podem ter acesso a crédito extra ou diminuir o valor da parcela mensal atual. 

E pra facilitar essa jornada, aqui na meutudo, a gente oferece três soluções simples, rápidas e seguras:

Empréstimo consignado – Ideal para quem deseja contratar um novo valor com as condições atualizadas. Com a gente, é possível contratar crédito a partir de 100 reais, com total autonomia e receber o dinheiro em conta em até 24 horas úteis.

Portabilidade do consignado – Para quem já tem empréstimo ativo e quer levar a dívida para outra instituição financeira com melhores condições. Aqui na meutudo, você pode transferir seu contrato mesmo que ainda não tenha quitado a primeira parcela, e ainda recebe um valor de troco. Todo o processo leva em torno de 7 a 11 dias para ser concluído.

Refinanciamento do consignado – Se você já possui um contrato de empréstimo aqui na meutudo e precisa de crédito extra, pode optar pelo refinanciamento, que libera um novo valor com base no que você já pagou. É possível refinanciar o consignado do INSS apenas com 2 parcelas pagas, e o dinheiro cai em conta, geralmente, em 30 minutos.

Independentemente da sua escolha, é fundamental simular antes de contratar. Acesse o site meutudo, você pode fazer simulações grátis em poucos minutos para comparar as condições das três opções.

Confira também: Tabela de comparação de empréstimo consignado

Gostou da notícia? Para mais atualizações sobre finanças e oportunidades para beneficiários do INSS, inscreva-se aqui no nosso formulário e fique por dentro de tudo!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.