Roberto Jefferson tem condições de alta, diz hospital ao STF

O Hospital Samaritano Botafogo informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ex-deputado Roberto Jefferson, internado desde junho de 2023, tem condições para receber alta e continuar o tratamento em casa. A defesa de Jefferson havia solicitado prisão domiciliar, alegando que seu estado de saúde pode se agravar na prisão.

O ex-deputado está preso desde outubro de 2022, depois de disparar contra policiais federais que cumpriam mandados de busca e apreensão em sua casa. Em 4 de junho, o ministro Alexandre de Moraes autorizou sua transferência do presídio de Bangu 8 para um hospital privado.

No pedido enviado ao STF, os advogados afirmam que Jefferson, 71 anos, é portador de “uma série de comorbidades, além de apresentar condição psiquiátrica e nutricional debilitada”. O pedido cita também que laudos emitidos pela unidade prisional, por médicos particulares, pela junta médica oficial da Seap-RJ (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) e pela Polícia Federal indicam a “existência de uma patologia grave, bem como a inadequação do tratamento e da assistência médico-hospitalar no sistema prisional”. Leia a íntegra (PDF – 207 kB).

O documento menciona a decisão da 1ª Turma especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), que tinha autorizado o pedido de prisão domiciliar de Jefferson. A decisão foi tomada na 4ª feira (2.abr.2025) e teve como relatora a desembargadora federal Andréa Esmeraldo, que considerou a situação de extrema debilidade do ex-deputado.

O relatório médico enviado ao Supremo afirma que “desde que seguidas as orientações propostas, existe do ponto de vista médico, condições de tratamento domiciliar”. Leia a íntegra (PDF – 483 kB).

Durante a internação, Jefferson apresentou crises convulsivas, problemas no coração, infecções do trato urinário, desnutrição e síndrome depressiva, entre outras questões. Os médicos recomendaram a continuidade do tratamento fora do hospital, com um plano terapêutico unificado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.