Prisões na França são atacadas em resposta a ações antidrogas

Prisões na França foram alvo de ataques coordenados na madrugada desta 3ª feira (15.abr.2025). Agressores desconhecidos executaram as ações em resposta aos esforços do governo francês no combate ao narcotráfico.

A França enfrenta um aumento significativo na entrada de cocaína no país, que as autoridades descrevem como um “tsunami”. As informações são da Reuters

Disparos com armas automáticas se deram contra a prisão de Toulon, no sul do país, enquanto carros foram incendiados do lado de fora de prisões em Villepinte, Nanterre, Aix-Luynes e Valence.  As autoridades afirmaram que os agressores também ameaçaram funcionários penitenciários.

Os ataques também atingiram as regiões de Aix-En-Provence, Marselha e Nimes, evidenciando o desafio do crescente narcotráfico na França. Este cenário tem intensificado a violência entre gangues e reconfigurado o cenário político.

O ministro da Justiça, Gérald Darmanin, expressou preocupação com os eventos e anunciou uma visita a Toulon para apoiar os agentes penitenciários afetados.

“As prisões estão enfrentando tentativas de intimidação que vão desde a queima de veículos até disparos de armas automáticas”, disse em publicação em seu perfil do X (ex-Twitter).

A República está enfrentando o tráfico de drogas e está tomando medidas que desarticularão profundamente as redes criminosas. Ela está sendo desafiada e será firme e corajosa”, disse Darmanin.

O ministro do Interior, Bruno Retailleau, disse que instruiu prefeitos locais e a polícia para reforçar imediatamente a proteção dos funcionários e das prisões. 

“A resposta do Estado deve ser implacável”, escreveu em seu perfil do X. “Aqueles que atacam prisões e agentes merecem ser presos nessas prisões e monitorados por esses agentes”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.