HU realiza mutirão de cirurgias para tratamento da incontinência urinária nesta sexta-feira em João Pessoa

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) vai realizar, nesta sexta-feira (18), um mutirão de cirurgias para tratamento da incontinência urinária em João Pessoa.

Conforme observou o ClickPB, a ação vai beneficiar oito pacientes já reguladas, que são atendidas no ambulatório de ginecologia do hospital.

Distúrbio altamente prevalente entre a população feminina, a incontinência urinária é a perda involuntária da urina causada por fatores como esforço físico, tosse e espirro.

Ana Lúcia, médica ginecologista do HULW, explica que a incontinência urinária de esforço é a mais comum, “é toda perda de urina decorrente de algum esforço físico como pular, correr ou tossir”, disse.

Já a incontinência mista é quando a paciente perde urina tanto pelo aumento da pressão intra-abdominal (tossir, espirrar ou atividade física) quanto a perda por urgência (desejo imediato de urinar).

A cirurgia, chamada de sling, é um procedimento minimamente invasivo, que trata a incontinência urinária por meio da colocação de uma tela na uretra da paciente.

Segundo Ana Lúcia, “essa tela tem o objetivo de corrigir a disfunção da uretra que está associada a uma falha no seu mecanismo de fechamento do esfíncter uretral (conjunto de músculos que controlam a passagem de urina da bexiga para a uretra), em repouso”, explica a médica.

Para ampliar o serviço, é prevista a realização de mais um mutirão em julho deste ano, a iniciativa é liderada nacionalmente pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e busca reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, por meio do projeto “Ebserh em Ação” e do Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE), que amplia o acesso a cirurgias e exames em hospitais universitários federais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.