Agressões e bullying triplicam nas escolas do Brasil, diz estudo

Uma análise de dados nacionais realizada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e divulgada na 2ª feira (14.abr.2025) mostra que a violência escolar no Brasil aumentou mais que o triplo de 2013 a 2023.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, 3.771 pessoas foram vítimas de violência interpessoal nas escolas brasileiras em 2013. O número atingiu a marca das 13.117 em 2023. Os dados dizem respeito a estudantes, professores e outros integrantes da comunidade escolar.

Entre as ocorrências de 2023, em 2.200 casos houve violência autoprovocada (automutilação, autopunição, ideação suicida, tentativas de suicídio e suicídios), tipo de agressão que aumentou 95 vezes ao longo de 10 anos.

Para o MEC (Ministério da Educação) há 4 tipos de violência que atingem as escolas:

  • agressões extremas, com ataques premeditados e letais, como o ocorrido em Blumenau em 2023;
  • violência interpessoal, incluindo hostilidades, agressões, discriminação e bullying;
  • violência institucional, quando a escola tem práticas ou adota materiais excludentes;
  • violência no entorno da instituição, como tráfico de drogas, tiroteios e assaltos.

A Fapesp também chama atenção para dados divulgados pelo Atlas da Violência 2024, que indicam um aumento na proporção de estudantes que relatou episódios de bullying: eram 30,9% dos estudantes em 2009 e passou para 40,5% em 2019.

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que realizou o estudo em parceria com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), a proporção de estudantes do ensino fundamental que deixou de ir à escola por se sentir insegura subiu de 5,4% em 2009 para 11,4% em 2019.

Apesar de um aprimoramento na coleta de dados pelo Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), usados para a formulação do Atlas, esse fator isolado não serviria para explicar, segundo especialistas ouvidos pela Fapesp, um aumento tão pronunciado nos números.

Razões para o aumento

As razões apontadas para o aumento da violência escolar incluiriam a radicalização política no Brasil, intensificada a partir de 2013, a relativização do discurso de ódio por figuras públicas e o aumento da violência doméstica contra jovens e crianças. Ainda de acordo com o Atlas, eram 9,5% os alunos que, em 2009, afirmaram ter sido agredidos por algum familiar nos últimos 30 dias, e, em 2019, essa proporção alcançou 16,1%.

Entre os fatores contribuintes estão também a desvalorização da carreira do magistério, a descontinuidade de políticas na área da educação, a pandemia da Covid-19, além da precarização na infraestrutura das escolas.

Outro problema indicado é a generalização do conceito de bullying, que acaba servindo para qualificar episódios que, na verdade, são de misoginia ou racismo, por exemplo. Essa generalização dificulta a formulação de políticas públicas adequadas para responder às demandas das escolas.


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