Nazaré do Piauí registra segunda morte por dengue em 2025; doença matou 3 no estado


Vítima é idoso, de 65 anos. Até o dia 13 de abril deste ano, o Piauí contabilizou 5.870 casos prováveis e 2.890 confirmados, conforme Secretaria de Estado da Saúde. Nazaré do Piauí registra segunda morte por dengue em 2025; doença matou 3 no estado
Ueslei Marcelino/Reuters
A Prefeitura de Nazaré do Piauí confirmou, nesta segunda-feira (14), a segunda morte por dengue em 2025. A vítima foi identificada como José Reis da Costa, conhecido como Zé de Abílio, de 65 anos. O óbito é o terceiro do estado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O idoso é tio do prefeito do município, Ronielton Abílio (PSD), e irmão do ex-prefeito Nonato de Abílio (PSD). Segundo o atual gestor, José Reis da Costa morreu em 7 de abril. Ele chegou a ficar internado por três dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Adelmar Pereira da Silva, no município de Floriano, e foi transferido para o Hospital Regional Tibério Nunes, onde faleceu.
Piauí contabiliza três mortes
O Piauí registrou a primeira morte em decorrência da dengue este ano em 28 de fevereiro. A vítima era uma menina de 12 anos, também moradora de Nazaré do Piauí. Ela possuía anemia falciforme, comorbidade rara e sem cura que altera a normalidade da hemoglobina, e morreu na UPA de Floriano.
Em Teresina, um homem de 45 anos morreu vítima de dengue no dia 2 de abril, em um hospital particular da capital.
Conforme dados do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), até o dia 13 de abril deste ano, o Piauí contabilizou 5.870 casos prováveis e 2.890 confirmados. Em 2024, foram mais de 15 mil casos e 24 mortes provocadas pela dengue, um recorde de óbitos na última década.
Alerta aos sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, a dengue causa especialmente febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. De forma geral, são tidos como sintomas graves dor abdominal persistente, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos acima de 65 anos têm mais risco de ficar doentes. É recomendado procurar atendimento médico no momento em que os primeiros sintomas da doença são detectados, para evitar que a doença se agrave.
Prevenção
Além disso, é importante manter a limpeza das áreas internas e externas das residências, priorizando a eliminação de objetos com água parada, o que evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.
O uso de repelente também é recomendado para proteção individual contra o mosquito.
Em municípios com vacina disponível, é recomendada a vacinação da população elegível.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.