Mais que potência: como os 136 cv da BMW R 1250 RT operam sob controle em um chassi de 282 kg

Em rodovias extensas, a BMW R 1250 RT mantém um desempenho constante, mesmo em ritmos elevados e com carga completa. O conjunto é voltado para quem busca deslocamentos longos sem interrupções, com foco no conforto de condução e eficiência mecânica. A proposta da moto é atender a um público que prioriza a funcionalidade em viagens contínuas e prolongadas.

Pontos Principais:

  • Motor boxer de 1.254 cm³ com tecnologia ShiftCam que ajusta o tempo de válvulas.
  • Suspensão eletrônica D-ESA com ajustes automáticos conforme carga e terreno.
  • Painel TFT de 10,25” com conectividade e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
  • Transmissão por eixo cardã e câmbio de 6 marchas com quickshifter opcional.
  • Tanque de 25 litros com autonomia estimada de até 500 km.

A arquitetura da R 1250 RT segue o padrão boxer da BMW, com motor bicilíndrico oposto, de 1.254 cilindradas. O destaque do conjunto mecânico está no sistema ShiftCam, que altera o tempo de abertura das válvulas conforme a exigência do motor, promovendo variações de torque e consumo. Essa característica permite uma faixa de uso mais ampla, ajustando-se a diferentes estilos de pilotagem sem necessidade de intervenção constante do condutor.

Além da proposta mecânica, a motocicleta também incorpora um conjunto de recursos eletrônicos que tornam a condução mais previsível e adaptada ao terreno. Os modos de pilotagem, a suspensão ajustável eletronicamente e os freios com ABS Pro são itens que fazem parte da configuração de série, com o objetivo de oferecer mais controle ao piloto.

Motor, desempenho e transmissão

A BMW R 1250 RT percorre estradas extensas com motor boxer de 1.254 cm³, entregando torque constante e performance pensada para quem percorre longas distâncias com frequência.
A BMW R 1250 RT percorre estradas extensas com motor boxer de 1.254 cm³, entregando torque constante e performance pensada para quem percorre longas distâncias com frequência.

O motor da BMW R 1250 RT é um boxer bicilíndrico de 1.254 cm³, com arrefecimento líquido e sistema de comando variável ShiftCam. Ele entrega 136 cavalos de potência a 7.750 rpm e torque máximo de 143 Nm a 6.250 rpm. A entrega de força é linear, ajustada para oferecer tração estável tanto em velocidades baixas quanto em retomadas mais exigentes.

A transmissão conta com seis marchas, com quickshifter opcional que permite trocas sem necessidade do uso da embreagem. A tração final é feita por eixo cardã, um sistema durável que dispensa ajustes frequentes. A embreagem é hidráulica, com assistente antitravamento, o que contribui para mudanças de marcha mais suaves.

O desempenho do conjunto permite viagens em velocidades de cruzeiro elevadas, com baixo nível de vibração. A velocidade máxima ultrapassa 200 km/h, mas o foco da proposta está na constância e não na aceleração. O comportamento dinâmico é compatível com a proposta de touring, priorizando conforto e previsibilidade nas respostas.

Conforto, ergonomia e equipamentos

O sistema ShiftCam ajusta automaticamente o tempo das válvulas, permitindo melhor aproveitamento da faixa de torque, com economia de combustível e entrega suave em diferentes regimes de rotação.
O sistema ShiftCam ajusta automaticamente o tempo das válvulas, permitindo melhor aproveitamento da faixa de torque, com economia de combustível e entrega suave em diferentes regimes de rotação.

O projeto da BMW R 1250 RT prioriza a ergonomia em longas distâncias. O assento é ajustável em altura e formato, adaptando-se a diferentes biotipos. O para-brisa possui regulagem elétrica, permitindo controle da proteção aerodinâmica durante a condução. A posição de pilotagem é voltada para o conforto, com guidão mais alto e comandos acessíveis.

Entre os principais equipamentos, a moto oferece painel TFT de 10,25 polegadas com conectividade, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa (Hill Start Control) e aquecimento de manoplas. O sistema de som, integrado ao painel, pode ser operado por comandos no punho esquerdo.

A suspensão Dynamic ESA é um dos destaques técnicos. Com sensores que avaliam carga e condições do asfalto, o sistema realiza ajustes automáticos na compressão e retorno dos amortecedores. Isso mantém o equilíbrio da motocicleta, independentemente do número de ocupantes ou do tipo de piso.

Segurança, estabilidade e freios

Com seis marchas e transmissão por cardã, a troca de marchas é feita com estabilidade. A embreagem hidráulica antitravamento evita trancos, mesmo em reduções rápidas em alta rotação.
Com seis marchas e transmissão por cardã, a troca de marchas é feita com estabilidade. A embreagem hidráulica antitravamento evita trancos, mesmo em reduções rápidas em alta rotação.

O sistema de frenagem conta com freios a disco duplo na dianteira e disco simples na traseira, equipados com ABS Pro, que atua mesmo com a moto inclinada. O controle de tração dinâmico (DTC) complementa o conjunto, oferecendo aderência mesmo em superfícies de baixa aderência, como pisos molhados ou com areia.

A estrutura do chassi e a distribuição de peso favorecem a estabilidade em curvas longas e retomadas em alta velocidade. O peso total com tanque cheio é de 279 kg, valor elevado para o segmento, mas compatível com a proposta de uma moto equipada para longas viagens com carga e garupa.

A geometria do conjunto ciclístico privilegia a estabilidade, com trail longo e entre-eixos estendido. Isso favorece a condução em estrada, embora exija mais atenção em manobras de baixa velocidade ou em tráfego urbano intenso. O comportamento da moto é mais previsível do que ágil, o que condiz com seu foco de uso.

Autonomia, consumo e tanque de combustível

A suspensão Dynamic ESA identifica carga e piso para corrigir o curso da suspensão automaticamente, garantindo estabilidade com ou sem garupa em asfalto liso, ondulações ou curvas longas.
A suspensão Dynamic ESA identifica carga e piso para corrigir o curso da suspensão automaticamente, garantindo estabilidade com ou sem garupa em asfalto liso, ondulações ou curvas longas.

O tanque de combustível da BMW R 1250 RT possui capacidade para 25 litros. Considerando o consumo médio aferido entre 18 e 22 km/l, a autonomia da moto pode variar entre 450 km e 500 km, dependendo do tipo de pilotagem, peso transportado e condições climáticas.

O consumo em trechos urbanos tende a ser mais elevado devido ao peso e ao sistema de refrigeração líquida que exige aquecimento constante. Em rodovias, o consumo se estabiliza em patamares mais eficientes, resultado do trabalho do sistema ShiftCam e da aerodinâmica ajustável.

A grande autonomia permite viagens mais longas com poucas paradas, característica importante para quem percorre distâncias extensas. O planejamento de abastecimento se torna mais flexível, principalmente em trechos de menor infraestrutura.

Cores, versões e configuração visual

Com ABS Pro, controle de tração e Hill Start Control, o sistema de segurança da R 1250 RT atua mesmo com a moto inclinada, oferecendo frenagem mais estável em situações imprevisíveis.
Com ABS Pro, controle de tração e Hill Start Control, o sistema de segurança da R 1250 RT atua mesmo com a moto inclinada, oferecendo frenagem mais estável em situações imprevisíveis.

A BMW R 1250 RT é oferecida no Brasil com três opções de cor: Branco Alpine (com Pacote Premium), Azul Planet metálico e Preto Storm metálico (conhecido como Triple Black). A estética do modelo segue a identidade da linha touring da marca, com carenagens amplas e conjunto óptico em LED.

As diferentes versões não alteram o conjunto mecânico, mas trazem variações em termos de acabamento e equipamentos opcionais. O Pacote Premium inclui itens como sistema de som, aquecimento de banco, assistente de troca de marchas, ACC e ajuste eletrônico de suspensão com sensor de carga.

A carenagem dianteira é uma das maiores da categoria e protege boa parte do corpo do piloto, enquanto o para-brisa ajustável complementa o isolamento aerodinâmico. As malas laterais são integradas ao conjunto e contam com travamento centralizado pela chave eletrônica da moto.

Preço e posicionamento no mercado

A autonomia média gira em torno de 500 km, com tanque de 25 litros e consumo de até 22 km/l. Esse alcance reduz paradas, especialmente em regiões com pouca infraestrutura.
A autonomia média gira em torno de 500 km, com tanque de 25 litros e consumo de até 22 km/l. Esse alcance reduz paradas, especialmente em regiões com pouca infraestrutura.

O preço inicial da BMW R 1250 RT no Brasil parte de aproximadamente R$ 209.900, valor compatível com o segmento de motos touring premium. O modelo se posiciona acima da média nacional tanto em proposta quanto em custo de aquisição e manutenção. Esse valor pode aumentar conforme os pacotes opcionais selecionados.

O público-alvo da R 1250 RT é composto por usuários que buscam motocicletas para uso em estradas pavimentadas, com foco em viagens de longa duração, alto nível de tecnologia embarcada e exigência por conforto. A comparação mais direta envolve modelos da própria marca ou de concorrentes com proposta semelhante, como a Honda GL 1800 Gold Wing.

O custo de manutenção segue o padrão de motos grandes importadas. A marca oferece planos de manutenção programada e cobertura nacional pela rede autorizada. A durabilidade do conjunto mecânico, especialmente do motor boxer e da transmissão por cardã, favorece quem mantém a motocicleta por longos períodos.

Ficha técnica da BMW R 1250 RT 2024

Motor & Transmissão

  • Tipo: 2 cilindros boxer, 8 válvulas
  • Cilindrada: 1.254 ccm
  • Potência: 136 cv @ 7.750 rpm
  • Torque: 143 Nm @ 6.250 rpm
  • Arrefecimento: Misto (líquido e ar)
  • Tipo de alimentação: Injeção eletrônica
  • Combustível: Gasolina
  • Câmbio: 6 marchas
  • Transmissão final: Eixo cardã
  • Embreagem: Hidráulica, lubrificada a óleo

Dimensões

  • Curso suspensão dianteira/traseira: 120/136 mm
  • Peso: 282 kg
  • Tanque de combustível: 25 L (incl. reserva 4 L)
  • Largura: 990 mm
  • Altura: 1.575 mm
  • Comprimento: 2.215 mm
  • Altura do assento: 805 – 825 mm
  • Distância entre eixos: 1.485 mm

Equipamentos de série

  • Ajuste de pré-carga do amortecedor traseiro
  • Ajuste de retorno do amortecedor traseiro
  • Amortecedor de direção
  • Aquecedor de manopla
  • Assistente de partida em subida [HSC]
  • Assistente de troca de marchas Pro
  • Banco Option 719*
  • Billet Pack Classic Option 719*
  • BMW Motorrad Integral ABS Pro
  • BMW Motorrad Paralever
  • BMW Motorrad Telelever
  • BMW ShiftCam
  • Carregamento do celular por indução
  • Cavalete central
  • Controle dinâmico de tração [DTC]
  • Controle dinâmico do freio motor [MSR]
  • Controle de velocidade de cruzeiro
  • Conectividade
  • Embreagem antideslizante
  • Faróis auxiliares em LED
  • Farol e lanterna traseira em LED
  • Farol Pro com função adaptativa
  • Mobilizador eletrônico
  • Indicadores de mudança de direção em LED Comfort
  • Kit de preparação para sistema de áudio
  • Luzes de pilotagem diurna (DRL)
  • Manete de freio ajustável
  • Manete de embreagem ajustável
  • Malas laterais
  • Modos de pilotagem Pro
  • Monitoramento da pressão dos pneus
  • Painel TFT 10.25” configurável
  • Parabrisa com ajuste elétrico
  • Partida sem chave [Keyless Ride]
  • Rádio
  • Roda Sport Option 719
  • Sistema de aquecimento para os bancos
  • Sistema de travamento central
  • Suspensão eletrônica [D-ESA]
  • Tomada 12V
  • Transmissão por eixo-cardã
  • Três anos de garantia

Fonte: BMW Motorrad, motor 1 e BMW Group.

O post Mais que potência: como os 136 cv da BMW R 1250 RT operam sob controle em um chassi de 282 kg apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.