Deputadas estaduais registram B.O de racismo após revista em aeroporto

As deputadas estaduais Ediane Maria (Psol-SP), Andreia de Jesus (PT-MG) e Leninha (PT-MG) registraram um B.O (boletim de ocorrência) por prática de racismo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na 6ª feira (11.abr.2025).

As 3 mulheres negras representaram o Brasil no Painel Internacional de Mulheres Afropolíticas, no Senado do México. Elas disseram ter sido vítimas de revista discriminatória de agentes da PF (Polícia Federal) na fila de desembarque.

Andreia de Jesus declarou em um post feito no X (ex-Twitter) no sábado (12.abr) que só elas foram revistadas entre centenas de passageiros no aeroporto. “Foi constrangedor. Racismo é crime, e seguiremos combatendo em todos os espaços”, escreveu.

A deputada Leninha também se manifestou nas redes sociais e declarou que o episódio não se deu por coincidência” e, sim, segundo ela, “é padrão”.

É a cor da nossa pele sendo lida como ‘suspeita’ em um país que ainda normaliza a violência racial disfarçada de protocolo. Mas estamos aqui para denunciar, resistir e lembrar: nenhuma humilhação será silenciada”, disse

A deputada estadual Leninha relatou o episódio nas suas redes sociais - Reprodução/X

Ediane Maria disse no sábado (12.abr) que a revista aleatória, que de aleatória não tem nada, é mais uma prática discriminatória e racista”.

 “De todos que estavam na fila, só nós, 3 mulheres negras, que fomos escolhidas”, afirmou.

A deputada estadual Ediane Maria declarou nas redes sociais que só as 3 mulheres negras foram escolhidas para a revista aleatória - Reprodução/X

O OUTRO LADO

O Poder360 procurou o Aeroporto de Guarulhos e Superintendência da Polícia Federal em São Paulo por e-mail às 8h51 deste domingo (13.abr.2025) para perguntar se gostariam de se manifestar a respeito do caso.

Também foram enviadas mensagens de texto por WhastApp. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.


Com informações de Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.