Coxinha de 5 kg e versão ovo de Páscoa: festival traz sabores e formatos criativos do quitute brasileiro


Recheios como jaca, acarajé e pistache fazem sucesso entre o público. g1 visitou o evento em Campinas (SP) para conhecer as novidades. Coxinha em formato de ovo de colher é um dos quitutes do evento em Campinas
Aline Nascimento/g1
Já pensou em comer uma coxinha de espinafre, de jaca, de acarajé ou até mesmo de 5 kg? O Festival da Coxinha e Pastel estará em Campinas (SP) até este domingo (13) e reúne variações criativas do quitute queridinho dos brasileiros.
Os sabores vão dos mais tradicionais aos mais inusitados, com mais de 50 opções de recheios diferentes entre 13 expositores. A feira inclui mini-coxinhas a opções de 1 kg e, para quem tem muita fome, opções de 5 kg.
Quer receber notícias da região pelo WhatsApp? Clique aqui
O Festival da Coxinha e do Pastel é itinerante e já esteve por várias cidades do interior de São Paulo e na capital. Além do alimento que é uma paixão entre os brasileiros, a festa também conta com pastéis e outras 40 opções culinárias. Confira, abaixo, fotos de algumas das coxinhas que estão no evento.
O g1 foi até o Estação Cultura, onde o evento é realizado, para conhecer (e experimentar 😋) as versões mais diferentes da coxinha, e até mesmo um ovo de Páscoa temático.
Pastéis coloridos fazem sucesso entre as crianças no festival em Campinas
Aline Nascimento/g1
Coxinha de 5 kg
Marlene Coelho é uma das expositoras e é responsável pela generosa coxinha de 5 kg. Começou a trabalhar com coxinhas na zona Leste de São Paulo (SP), em 2016, e mantém a venda desde então.
Apesar de diferente, Marcio Carneiro, um dos organizadores da feira, garante que a coxinha desperta a curiosidade e é um sucesso entre a freguesia.
“Ela é um sucesso entre os visitantes, mas acho que ninguém consegue comer ela sozinho”, brinca.
O produto está sendo comercializado por R$ 180. Também há opções de 1 kg e em pesagens tradicionais.
Ovo de Páscoa de coxinha
Com a páscoa chegando, Marlene também desenvolveu um produto típico para quem não abre mão de uma coxinha, mesmo que na Páscoa. O ovo de Páscoa de coxinha custa R$ 60.
Nessa versão, a tradicional casca de chocolate é substituída por uma casca de massa frita. O ovo é recheado com frango desfiado e decorado com catupiri.
“É diferente, mas é uma delícia”, diz o organizador da feira.
Veganas e coloridas
Legumes e coxinha também combinam. Os expositores contam com massas preparadas com beterraba, abóbora e espinafre — que acabam ficando com a cor dos legumes. A festa também conta com opções veganas recheadas com cogumelo shimeji.
“Entendi que por mais que a coxinha seja uma paixão brasileira, a maioria da população é apaixonada por comer coxinha, eu entendi que muita gente gostaria de comer coxinha e por algum motivo, restrição de saúde ou gosto mesmo, acabava não consumindo”, explica Marlene.
Coxinhas de espinafre e beterraba deixam os quitutes mais coloridos em festival de Campinas
Aline Nascimento/g1
Coxinha de acarajé?
Além do tradicional recheio de frango, os expositores também incluíram no cardápio opções mais diferentes, com sabor de acarajé, hambúrguer e pistache.
“Carne seca com queijo coalho, costela com provolone, tem a de pernil. Tem as coxinhas doces, que tem a de frutas vermelhas, a com massa de frutas vermelhas. E a massa de pistache e o recheio de doce de leite”, enumera Marlene.
Para quem prefere sobremesa, pode se deliciar com uma coxinha doce de morango
Aline Nascimento/g1
Pastel de 1 metro?
Os pasteis não ficam para trás, e reúnem mais de 200 combinações de sabores diferentes — além da possibilidade de montar o seu próprio recheio. A metragem do pastel pode chegar a até 1 metro.
O quitute também traz recheios criativos, como de yakisoba, feijoada, lasanha e estrogonofe. As massas podem ter cores diferentes e sabores, como vermelho (beterraba), verde (espinafre), amarelo (pimentão) e marrom (chocolate).
Na montagem, a massa com formato de capivara também faz sucesso entre a freguesia.
Pastel de sushi também pode ser saboreado pelos visitantes do evento em Campinas
Aline Nascimento/g1
Serviço
Mercado Místico e Festival de Coxinha e Pastel
Local: Estação Cultura de Campinas – Praça Mal. Floriano Peixoto
Data: 12 e 13 de abril, sábado e domingo
Horário: das 10h às 20h
Entrada gratuita
*Estagiária sob supervisão de Gabriella Ramos.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.