Bombeiros de SC investem mais de R$ 5 milhões para melhorar comunicação em casos de emergência

nova ferramenta implementada após a modernização da comunicação do corpo de bombeiros

A modernização da comunicação facilita o atendimento a emergências pelo Corpo de Bombeiros – Foto: Divulgação/CBMSC/ND

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina investiu na modernização da comunicação na corporação, com a aquisição de 640 rádios digitais distribuídos por todo o estado.

A medida faz parte da ampliação da tecnologia digital no atendimento de emergências, obtendo mais agilidade e segurança para as equipes em campo.

Nova tecnologia reforça a modernização da comunicação dos bombeiros de SC

O investimento superior a R$ 5 milhões permitiu a compra de rádios móveis para viaturas e portáteis do tipo HT (Handy Talkies), que já estão em uso em diversas regiões. Segundo o major Rodrigo Ghisolfi, da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), os equipamentos garantem comunicação mais eficiente.

“Com esses equipamentos, a comunicação será mais clara, rápida e segura, o que impacta diretamente na agilidade das operações e na segurança das equipes. É um passo importante na modernização do nosso trabalho”, afirmou.

Bombeiros em atuação dentro de uma ambulância

Emergências terão resposta mais rápida em SC com a tecnologia digital – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Tecnologia digital no atendimento de emergências melhora resposta e cobertura

A ação faz parte de um plano maior de modernização da comunicação dos bombeiros de Santa Catarina, que inclui a instalação de infraestrutura para ampliar a cobertura do sinal de rádio.

De acordo com a corporação, a evolução traz impactos diretos na rapidez e eficiência do serviço prestado à população, especialmente em áreas remotas ou com maior demanda por atendimentos críticos. Além da padronização na comunicação entre as equipes, também vai possibilitar a coordenação eficaz entre as unidades.

As novas ferramentas de tecnologia digital no atendimento de emergências já estão em uso em cidades como Florianópolis, Fraiburgo, Videira, Araranguá, Lages, São Joaquim, Chapecó, Araquari, Itajaí, Itapoá, Navegantes, Mafra, Major Vieira, São José, Joaçaba, Maravilha, Descanso, Presidente Getúlio, Blumenau, Brusque, Imbituba, Laguna, Faxinal dos Guedes e São Lourenço do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.