Santos, SP, entra na rota do turismo cafeeiro em programa estadual


Iniciativa do Governo de São Paulo valoriza a história do grão e inclui o Museu do Café entre os 57 atrativos; iniciativa promove exposição santista no Palácio dos Bandeirantes. O projeto deve integrar diversos setores cafeeiros para fortalecer o comércio e serviços locais.
Foto: Reprodução
Santos foi integrada ao novo programa ‘Rotas do Café’ do Governo de São Paulo. O Museu do Café, no Centro da cidade, é um dos 57 atrativos turísticos que compõem a iniciativa estadual que busca valorizar a história cafeeira em São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O programa inclui 25 municípios paulistas e apresenta cinco rotas temáticas inéditas. A ação busca transformar espaços culturais em atrativos turísticos, ressaltando o legado histórico e o peso econômico do café para o desenvolvimento do estado.
O programa é fruto de uma ampla parceria entre diversos órgãos estaduais, como a Casa Civil, secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativa (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), InvestSP e o Museu do Café de Santos.
Importância histórica e econômica
O governo do estado destacou a relevância histórica e econômica de Santos para o projeto. “São Paulo se desenvolveu às margens dos trilhos dos trens, que chegavam ao interior para levar o café até o Porto de Santos. Dali nasceram as ferrovias e as cidades ao redor delas”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em nota enviada.
O projeto vai integrar todos os setores cafeeiros para promover a criação de novas empresas e fortalecer o comércio e serviços locais, incluindo a rede hoteleira.
A iniciativa, de acordo com o estado, busca consolidar São Paulo como um destino turístico e comercial de referência no setor cafeeiro, que foi responsável por R$ 5 bilhões do valor da produção agropecuária paulista (VPA) em 2024.
O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou, por meio de nota, que “as Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”
Curadoria santista em SP
Outra iniciativa paralela ao programa é a exposição “O Feminino no Café: 1870-1930”, produzida pelo Museu do Café de Santos, exposta no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, até 17 de abril.
A mostra, com curadoria do Museu do Café, e pesquisa de roupas de Adriana Vaz, apresenta a participação das mulheres na economia cafeeira do período de 1870 a 1930.
A exposição apresenta a história de personagens femininas por meio de objetos, documentos, imagens e reprodução de vestimentas, organizados por mulheres que desempenhavam papéis como escravizadas, colonas, fazendeiras, artistas e patronesses.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.