Ford Ka Class 1.0 2012 usado: manutenção simples, mas com cuidados; confira ficha técnica, fotos, preço, pontos positivos e negativos do pequeno compacto urbano

Comprar um Ford Ka Class 1.0 2012 usado pode ser uma escolha estratégica para quem busca um carro urbano, simples e funcional. O modelo se destaca pela economia de combustível, manutenção barata e estrutura compacta, ideal para o trânsito das grandes cidades. Com motor 1.0 Zetec Rocam, entrega desempenho modesto, mas suficiente para deslocamentos diários com leveza. A dirigibilidade é fácil, a embreagem leve e o câmbio manual contribui para um controle preciso no uso cotidiano. Seu tamanho reduzido também facilita a vida em vagas apertadas e ruas movimentadas.

Pontos Principais:

  • Compacto e econômico, ideal para o uso urbano diário.
  • Manutenção acessível e peças com boa oferta no mercado.
  • Conforto e segurança são limitados nas versões básicas.
  • Importante checar embreagem, suspensão e sinais de ferrugem.

Entre os pontos positivos, estão o custo reduzido de peças, a boa disponibilidade no mercado e a resistência mecânica do conjunto. No entanto, o carro entrega pouco conforto: o espaço interno é limitado, o isolamento acústico é precário e o acabamento é espartano, especialmente nas versões sem direção hidráulica ou vidros elétricos. Além disso, a segurança deixa a desejar — o modelo não conta com airbags ou ABS, e teve notas baixas nos testes de impacto. A carroceria com duas portas também pode limitar seu uso para famílias ou motoristas que dependem de acessibilidade.

Ford Ka Class 1.0 2012 é ideal para quem busca um carro simples, leve e econômico para rodar no trânsito urbano. A manutenção é barata e a dirigibilidade agrada no dia a dia.
Ford Ka Class 1.0 2012 é ideal para quem busca um carro simples, leve e econômico para rodar no trânsito urbano. A manutenção é barata e a dirigibilidade agrada no dia a dia.

Antes de fechar negócio, é fundamental verificar o estado da suspensão, que costuma sofrer em vias mal conservadas, e a embreagem, que pode apresentar desgaste precoce em unidades mal cuidadas. A verificação de histórico de manutenção é essencial, assim como checar se há sinais de ferrugem na lataria e infiltrações internas. Para comprar com mais segurança, prefira unidades com manutenção em dia, baixa quilometragem e histórico transparente, e se possível, leve o carro para uma vistoria completa com mecânico de confiança.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.0 flex de 4 cilindros com 999 cm³ entrega até 72,7 cv com etanol. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 s e atinge 162 km/h de velocidade máxima com bom desempenho urbano.
Motor 1.0 flex de 4 cilindros com 999 cm³ entrega até 72,7 cv com etanol. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,8 s e atinge 162 km/h de velocidade máxima com bom desempenho urbano.

O modelo traz motorização 1.0 flex com aspiração natural, injeção multiponto e comando simples no cabeçote. O bloco de quatro cilindros em linha, com 999 cm³ de deslocamento, entrega até 72,7 cv com etanol e 68,5 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 9,4 kgfm com etanol e 9 kgfm com gasolina, disponível a 5.000 rpm.

O desempenho está dentro da média para a categoria de entrada, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos e velocidade máxima de 162 km/h. Esses números são suficientes para o uso urbano e trajeto rodoviário em ritmo moderado, respeitando o limite do motor compacto.

A plataforma utilizada é a Ford B, com tração dianteira. O motor está posicionado na parte frontal, em disposição transversal, e é acionado por corrente. A relação peso/potência de 12,87 kg/cv e peso/torque de 99,6 kg/kgfm demonstram o equilíbrio entre leveza e desempenho.

Consumo e autonomia

Faz 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, chega a 9,2 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina. O consumo é econômico para seu porte.
Faz 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, chega a 9,2 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina. O consumo é econômico para seu porte.

No consumo com etanol, o hatch urbano faz 8,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina, registra 11,6 km/l no ciclo urbano e chega a 13,5 km/l em trechos rodoviários.

A autonomia estimada com etanol é de 365 km no uso urbano e 414 km em percurso rodoviário. Quando abastecido com gasolina, pode alcançar até 522 km na cidade e 608 km na estrada, graças ao tanque de 45 litros.

Esses dados colocam o modelo como uma opção viável para quem busca um carro econômico para o dia a dia, com possibilidade de viagens curtas sem necessidade de reabastecimento frequente.

Interior

O câmbio é manual de 5 marchas com tração dianteira e direção hidráulica. A condução é leve na cidade, com engates fáceis e bom controle em manobras e retomadas curtas.
O câmbio é manual de 5 marchas com tração dianteira e direção hidráulica. A condução é leve na cidade, com engates fáceis e bom controle em manobras e retomadas curtas.

O interior comporta até cinco ocupantes, com duas portas e espaço interno compacto. Apesar disso, o modelo oferece boa ergonomia para quem dirige e bancos traseiros rebatíveis de série, o que amplia a versatilidade do espaço.

Interior simples, com bancos rebatíveis e espaço para cinco. Direção hidráulica e opcionais básicos elevam o conforto. Segurança limitada exige atenção ao estado dos itens.
Interior simples, com bancos rebatíveis e espaço para cinco. Direção hidráulica e opcionais básicos elevam o conforto. Segurança limitada exige atenção ao estado dos itens.

O porta-malas tem capacidade para 263 litros, suficiente para compras semanais ou bagagens de pequeno porte. A carga útil máxima é de 474 kg, contemplando ocupantes e bagagem sem comprometer o desempenho.

Porta-malas com 263 litros e capacidade de carga útil de 474 kg. Comporta bagagens leves e atividades urbanas, atendendo necessidades de uso diário e pequenos deslocamentos.
Porta-malas com 263 litros e capacidade de carga útil de 474 kg. Comporta bagagens leves e atividades urbanas, atendendo necessidades de uso diário e pequenos deslocamentos.

A simplicidade do interior é percebida na lista de equipamentos, com poucos itens de série. Entre os opcionais, destacam-se ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos dianteiros e destravamento interno do porta-malas. É importante avaliar o estado dos comandos internos e funcionamento do painel antes da compra.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. O conjunto favorece o conforto em piso urbano e responde de forma segura em curvas suaves.

O peso total do veículo é de 936 kg. As dimensões incluem 3.836 mm de comprimento, 1.641 mm de largura, 1.420 mm de altura e 2.452 mm de distância entre os eixos, dimensões típicas de um hatch compacto voltado ao uso urbano.

A direção conta com assistência hidráulica e os freios são compostos por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. Os pneus têm medida 175/65 R14, com flancos de 114 mm, que proporcionam bom equilíbrio entre conforto e aderência.

Preços aproximados do Ford Ka Class 2012

  • Ford Ka 1.0 8v/1.0 8v ST flex 3p 2012 (003325-1) – Preço aproximado: R$ 23 mil
  • Ford Ka Sport 1.6 8v Flex 3p 2012 (003350-2) – Preço aproximado: R$ 28 mil

Antes de comprar um Ford Ka Class 1.0 2012, é importante considerar o perfil de uso. Trata-se de um carro urbano, voltado para quem precisa de um veículo simples para o dia a dia, seja para ir ao trabalho, levar os filhos à escola ou rodar por trechos curtos e médios. Ele é prático em centros urbanos, graças ao seu tamanho compacto e facilidade de manobra, mas não é a melhor escolha para longas viagens com a família, pois o espaço interno é limitado e o conforto em estradas deixa a desejar, especialmente com carga completa ou mais de dois ocupantes. Em ruas de terra ou mal conservadas, a suspensão até aguenta, mas não foi feita para uso frequente nesse tipo de terreno.

Antes de fechar negócio, é essencial observar alguns pontos específicos. Verifique o estado da embreagem, que costuma desgastar com facilidade, especialmente em unidades que circularam muito no trânsito pesado. Cheque também os amortecedores, buchas da suspensão e folgas na direção, já que esses componentes sofrem desgaste acelerado em vias esburacadas. A lataria deve ser examinada contra ferrugem — algo comum em carros mais antigos e mal cuidados — e sinais de infiltração no porta-malas e carpete. Por fim, certifique-se de que a manutenção está em dia, com registros de troca de óleo, correia dentada e demais itens básicos.

Ficha Técnica do Ford Ka Class 1.0 2012

Pontos negativos: Peca no conforto, tecnologia e segurança, com acabamento simples, falta de direção assistida em versões básicas e ausência de airbags ou sistema ABS.
Pontos negativos: Peca no conforto, tecnologia e segurança, com acabamento simples, falta de direção assistida em versões básicas e ausência de airbags ou sistema ABS.

Geral

  • Ano: 2012
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Geração: 2
  • Plataforma: Ford B

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 68,68 mm
  • Razão de compressão: 12,8:1
  • Curso do pistão: 67,4 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 72,7 cv (A) / 68,5 cv (G) a 6000 rpm
  • Código do motor: Zetec Rocam
  • Torque máximo: 9,4 kgfm (A) / 9,0 kgfm (G) a 5000 rpm
  • Peso/potência: 12,87 kg/cv
  • Torque específico: 9,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 99,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 72,8 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: IB5
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal (nas duas)

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica

Pneus

  • Dianteiros: 175/65 R14
  • Traseiros: 175/65 R14
  • Altura do flanco: 114 mm

Dimensões

  • Comprimento: 3836 mm
  • Largura: 1641 mm
  • Distância entre-eixos: 2452 mm
  • Altura: 1420 mm
  • Porta-malas: 263 litros
  • Tanque de combustível: 45 litros
  • Peso: 936 kg
  • Carga útil: 474 kg

Aerodinâmica

  • Área frontal: 1,98 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,374
  • Área frontal corrigida: 0,741 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 162 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,8 s

Consumo

  • Urbano: 8,1 km/l (A) / 11,6 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,2 km/l (A) / 13,5 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 365 km (A) / 522 km (G)
  • Rodoviária: 414 km (A) / 608 km (G)

Equipamentos do Ford Ka Class 1.0 2012

O que olhar antes de comprar: Verifique folgas na suspensão, estado da embreagem, sinais de ferrugem, ruídos internos e se a manutenção preventiva está em dia, com atenção ao histórico completo.
O que olhar antes de comprar: Verifique folgas na suspensão, estado da embreagem, sinais de ferrugem, ruídos internos e se a manutenção preventiva está em dia, com atenção ao histórico completo.

Segurança

  • Airbags frontais (opcional)
  • Alarme antifurto perimétrico (opcional)
  • Alarme antifurto volumétrico (opcional)
  • Faróis de neblina (opcional)
  • Limpador e lavador do vidro traseiro (opcional)
  • Repetidores laterais das luzes de direção (opcional)
  • Travamento central das portas (opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro (opcional)

Conforto

  • Ar-condicionado (opcional)
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente (opcional)
  • Direção assistida (opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)
  • Rodas de liga leve (opcional)
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas (opcional)
  • Luz no porta-malas (opcional)
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio (opcional)
  • CD player (opcional)
  • Conexão Bluetooth (opcional)
  • Tomada de 12 volts
  • Conta-giros

Fonte: Fipe, Ford, Guiadeusados, OLX, Icarros, Motor1, Gazetadopovo e G1.

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