Clima para sexta-feira (11): chuvas no Nordeste

Confira a previsão do tempo para hojeMetSul/Reprodução

A sexta-feira (11), apresenta contrastes marcantes, com chuva intensa no interior do Nordeste e tempo mais estável na capital paulista.

O país segue com probabilidade de chuva isolada em Boa Vista (RR), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Aracaju (SE), Belém (PA), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Teresina (PI) e Salvador (BA).

Em Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) não chove, mas há possibilidade de céu nublado.

Alertas do INMET

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a continuidade e o início de alertas meteorológicos em diferentes regiões do Brasil, com avisos que indicam desde chuvas intensas com risco elevado – em vigor até as 10h da manhã – até alertas de perigo potencial a partir das 10h, envolvendo acúmulo de água e condições adversas.

Um dos avisos divulgados para este dia concentra-se na previsão de precipitações que podem variar entre 20 e 60 mm/h, com índices que chegam até 100 mm/dia, associados a ventos que podem atingir velocidades consideráveis. Enquanto o alerta iniciado na manhã de quinta-feira se estende até as 10h desta sexta-feira, outro comunicado com grau de “perigo potencial” entra em vigor à partir das 10h da sexta-feira e tem validade até 10h do dia seguinte.

Além disso, há alertas que enfatizam o risco de acúmulo de água, os quais preveem baixa chance de alagamentos e pequenos deslizamentos, mas exigem atenção redobrada em áreas vulneráveis.

Os ventos intensos também foram destacados em comunicados recentes. Um alerta específico para os ventos costeiros, válido até as 09h da sexta-feira, chama a atenção para a intensificação dos ventos, que podem deslocar dunas e afetar construções próximas à orla, sobretudo em regiões próximas a Porto Alegre e áreas litorâneas do Sul Catarinense e do Rio Grande.

Os avisos abrangem um extenso conjunto de áreas, incluindo regiões do Centro e Norte do Mato Grosso, áreas de Rondônia, partes do Pará, Amazônia e outros estados do Sudeste e Nordeste.

As informações indicam que tanto as chuvas intensas quanto o acúmulo de água podem afetar grandes centros urbanos e regiões com histórico de vulnerabilidade a desastres naturais, exigindo cuidados especiais da população e das autoridades locais.

Perspectivas no Nordeste

Nesta sexta-feira (11), a partir da madrugada, as chuvas que estavam concentradas no sul da Bahia avançarão para o interior do Nordeste, afetando principalmente a região do MATOPIBA – que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o movimento é impulsionado pela passagem de um sistema frontal que aumenta os índices de umidade.

A atuação da Zona de Convergência Intertropical, intensificada neste período, deverá resultar em precipitações significativas, contribuindo para a reposição dos níveis hídricos em áreas que enfrentaram déficit no verão.

Condições previstas em São Paulo

Em contraposição, o estado de São Paulo deve experimentar uma melhora na estabilidade atmosférica nesta sexta-feira.

Após chuvas intensas registradas na quinta-feira, o sol volta a predominar em boa parte do território paulista, proporcionando um cenário de tempo mais claro e temperaturas amenas.

Embora haja previsão de pancadas isoladas de chuva, especialmente no litoral, a tendência é de predominância do tempo seco durante o dia, com momentos pontuais de instabilidade no decorrer da tarde e início da noite.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.