Receita para o jantar que faço pelo menos 1 vez na semana de tão prática e gostosa

receita para o jantar

receita para o jantar
Receita para o jantar – Canal Nandu Andrade

Que tal dar uma variada no cardápio da família e preparar com facilidade e sem complicação, essa saborosa receita para o jantar? Trata-se de um delicioso cuscuz que você mistura com uma carne moída refogada incrível, uma combinação perfeita e bem temperada de ingredientes, que vai agradar a todos! 

Como fazer receita para o jantar

Para a receita para o jantar, em uma vasilha coloque a água, o açúcar e o sal, misturando tudo. Em seguida, num recipiente, ponha o flocão de milho e derrame essa água temperada por cima dele, mexendo e deixando reservado por 10 minutos para hidratar. Nesse meio tempo, adicione um pouco de água no fundo de uma cuscuzeira, coloque o suporte de volta, tampe e reserve. Aqueça uma frigideira no fogo com um fio de azeite, acrescente a cebola picada e doure ligeiramente. Junte os pimentões picados, mexa e refogue durante uns 3 minutos. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite essa receita maravilhosa!

Ingredientes da receita para o jantar

  • 1 cebola média picada
  • um fio de azeite
  • 1 colher (sopa) de coentro picadinho ou salsinha
  • 1 pimentão pequeno vermelho picado (opcional)
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal (para o cuscuz) + 2 colheres (chá) de sal (para a carne moída)
  • 2 colheres (chá) de páprica defumada
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 500 g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)
  • 1 pimentão pequeno verde picado
  • 250 g de flocão de milho (farinha para cuscuz)
  • ½ xícara (chá) de água 
  • 1 tomate grande picadinho

Obs.: a medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Misture bem num recipiente, ½ xícara (chá) de água com 1 colher (chá) de açúcar e ½ colher (chá) de sal.
  2. Em uma tigela espaçosa coloque 250 g de flocão de milho e despeje essa água com sal e açúcar sobre ele, misturando e reservando por 10 minutos para hidratar.
  3. Enquanto isso, coloque água no fundo de uma cuscuzeira (cerca de 1 cm e meio), recoloque o compartimento de vapor, tampe e reserve.
  4. Leve uma frigideira ao fogo com um fio de azeite, aqueça, junte 1 cebola média picada e frite até dourar levemente.
  5. Acrescente 1 pimentão pequeno verde picado e 1 pimentão pequeno vermelho picado (opcional), misturando e refogando por uns 3 minutinhos.
  6. Entre com 500 g de carne moída, misture, tempere com 2 colheres (chá) de sal, 2 colheres (chá) de páprica defumada e 1 colher (chá) de colorau, deixando essa carne cozinhar com a panela destampada para não juntar água neste momento, mexendo por vezes até ficar marronzinha e soltinha.
  7. Nesse meio tempo, despeje a farinha de cuscuz já hidratada na cuscuzeira que você já deixou com água no fundo, acerte com uma espátula, tampe e leve ao fogo médio por uns 15 minutinhos (uma dica é deixar no fogo por mais 5 minutinhos após sentir o cheiro do cuscuz, o que dará em torno de 10 minutos, depois com mais 5 minutos ele acaba de chegar no ponto).
  8. Quando a carne tiver mudado de cor, tampe a frigideira e cozinhe por mais 5 minutos (vai ficar com um pouco de caldo no fundo da panela, não tem problema). Prove e acerte o sal, se for preciso. Desligue o fogo e reserve.
  9. Desligue o fogo do cuscuz, tire com cuidado e passe-o para uma tigela, dando uma quebrada nele com uma colher.
  10. Despeje a carne moída refogada na tigela do cuscuz, acrescente 1 tomate grande picadinho e 1 colher (sopa) de coentro picadinho ou salsinha, misturando tudo.
  11. Sirva e saboreie sua espetacular receita para o jantar!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.