Portaria do 1º leilão de baterias sairá até fim de maio

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou nesta 5ª feira (10.abr.2025) que a portaria do 1º leilão de baterias de armazenamento de energia deve ser publicada até o fim de maio. A estimativa é de que a contratação seja realizada ainda neste ano.

Ele também disse que irá para a China na próxima semana para conhecer projetos de armazenamento desenvolvidos por empresas locais, dentre elas, a Huawei.

A ideia do ministro é contratar entre 1 e 2 GW (gigawatt) em sistemas de armazenamento de energia que poderão ajudar a dar estabilidade às energias intermitentes, que são as fontes eólica e solar e que vem aumentando sua participação na matriz elétrica no país nos últimos anos.

Outro objetivo é atrair empresas capazes de fornecer as baterias para o mercado brasileiro e alinhar possíveis futuras parcerias para o setor elétrico do país.

RESERVA DE CAPACIDADE

Silveira lamentou o cancelamento do leilão de reserva de capacidade, agendado para 27 de junho. Disse que o certame foi suspenso em consequência da grande judicialização” e que espera que um novo edital seja publicado em 60 dias.

“Os técnicos têm estudado como podem reduzir ao máximo as dúvidas do setor e as demandas judiciais. Determinei que isso fosse feito no menor tempo possível e com maior segurança. Não podemos passar pelo mesmo problema”, declarou o ministro.

O leilão tinha como objetivo contratar usinas térmicas e hidrelétricas, novas ou já existentes, capazes de fornecer potência firme ao sistema elétrico, para aumentar a segurança energética do país diante do avanço das fontes intermitentes, como solar e eólica. O início da operação seria de 2025 a 2030, com contratos de 10 a 15 anos.

O edital vinha sendo alvo de disputas judiciais do processo licitatório. A decisão mais recente, da 17ª Vara Federal do Distrito Federal, determinou a suspensão do certame até a realização de uma audiência pública sobre o tema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.