Homem procurado pela polícia há 25 anos por roubo a banco é preso no ES


Robson Luiz Vieira, de 48 anos, usava nome falso e tinha outros três mandados de prisão em aberto. Ele foi preso em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Foragido há mais de 25 anos é preso em Linhares
Um foragido da Justiça há mais de 25 anos e que participou de um assalto a banco em 1997 na Serra, na Grande Vitória, foi preso em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na manhã de quarta-feira (9). Segundo a Polícia Civil, Robson Luiz Vieira, de 48 anos, tinha outros três mandados de prisão preventiva em aberto e conseguiu fugir da polícia utilizando um nome falso.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Os mandados de prisão em aberto eram por roubo e tentativa de roubo e foram expedidos pela Justiça do Espírito Santo em Linhares e São Mateus e também em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O g1 não conseguiu contato com a defesa do preso.
Identidade falsa
De acordo com o delegado titular da Delegacia Regional de Linhares, André Jaretta, o preso utilizava uma identidade falsa no nome de Valdivino Rodrigues e morava na cidade há alguns anos no bairro Planalto.
“Ele responderia pelas ações penais dos roubos cometidos, já que os processos tiveram os mandados de prisão expedidos. Ele forjou uma identidade, elaborou documentos falsos assumindo um novo nomes e novos dados. Ele também passou a viver como se fosse essa nova pessoa e isso fez com que ele passasse mais de 20 anos sem ser alcançado pela justiça”, disse o delegado.
Robson Luiz Vieira, de 48 anos, era foragido da Justiça há 25 anos e participou de assalto a banco na Serra, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Jaretta explicou também que por mais que um dos crimes tenha acontecido em 1997, ele ainda não prescreveu.
“Nenhum dos crimes que ele responde está prescrito e eles são acessíveis de ser penalizado. Ele poderá, sim, cumprir essa pena por um bom tempo a fim de cumprir pelos atos que cometeu”, destacou.
LEIA TAMBÉM:
Polícia fecha fábricas clandestinas de cachaça no ES e duas pessoas são presas
Esquema de atestados falsos é alvo de investigação no ES; especialista alerta para demissão por justa causa
Doze pessoas em situação de rua são levadas de Cabo Frio, no RJ, para o ES com falsa promessa de emprego na colheita de café
Na prisão realizada nesta quarta, Robson confessou a participação no crime. Ele foi encaminhado para a 13ª Delegacia Regional de Aracruz, também no Norte do estado.
A Secretaria de Justiça (Sejus) informou que o homem deu entrada no Centro de Detenção Provisória de Aracruz no mesmo dia da prisão.
Assalto a banco na Serra
Robson Luiz Vieira, de 48 anos, usava nome falso e conseguiu fugir da polícia por mais de 20 anos no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Em 1997, uma agência do banco Bradesco em Carapina, na Serra, foi assaltada por uma dupla de criminosos que fizeram três pessoas reféns.
Na época, 65 agentes da Polícia Militar aturam na ocorrência e depois de uma hora de negociação, Robson e um comparsa menor de idade se entregaram a polícia. Os dois saíram do banco com coletes a prova de balas.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.