Fiat Uno Mille 2005 Fire 1.0 Flex 4 Portas: um velho amigo que ainda pode te ajudar muito no dia a dia na cidade; confira ficha técnica, preço e fotos

Comprar um Fiat Uno Mille 1.0 Fire Flex Economy 2005 é quase um rito de passagem no Brasil. O “Uninho”, carinhosamente apelidado de “Rei das Estradas”, é o típico guerreiro urbano que já levou estudante pra faculdade, trabalhador pra compromisso e até casal pra lua de mel (com muita fé). Ele é valente, econômico e aguenta as ruas — cheias de buracos — com uma dignidade que poucos carros conseguem. Serve bem para ir ao trabalho, para uso diário na cidade ou até como primeiro carro para quem está começando a vida sobre quatro rodas.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 Fire Flex com até 75 cv e torque de até 10,5 kgfm.
  • Consumo urbano na casa dos 12 km/l e até 14 km/l na estrada.
  • Design simples e leve, com 850 kg e porta-malas de 280 litros.
  • Baixo custo de manutenção e peças fáceis de encontrar.
  • Equipamentos básicos e acabamento interno sem sofisticação.

Mas é bom lembrar: o Uno Mille 2005 não é um primor de conforto. Com bancos duros, direção sem assistência e zero frescuras, ele entrega o básico do básico — e ainda cobra seu preço em barulhinhos internos que aparecem com o tempo. A segurança é do tipo “reza forte”, sem airbag nem ABS. Em compensação, tem peças baratas, manutenção que qualquer mecânico resolve e uma rede de salvamento nas redes sociais com tutoriais e peças à venda que faria inveja a muitos carros modernos.

O Fiat Uno Mille é um carro usado ideal pra quem busca economia, manutenção simples e estrutura leve, com espaço para quatro e vocação para o dia a dia urbano.
O Fiat Uno Mille é um carro usado ideal pra quem busca economia, manutenção simples e estrutura leve, com espaço para quatro e vocação para o dia a dia urbano.

Se decidir embarcar nessa, olho vivo: veja se o motor Fire não virou fogueira (superaquecimento é comum), cheque suspensão traseira que costuma pedir arrego, e verifique se o câmbio engata as marchas corretamente. Fuja de carros com adaptações mal feitas ou tuning duvidoso — o Uno é raiz, não Nutella. E lembre-se: o ideal é encontrar um “Uninho de vó”, bem cuidado e sem histórias cabeludas. Com sorte e revisão em dia, ele vai seguir te levando longe, mesmo que com sacolejos e bom humor.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.0 Fire flex com 4 cilindros entrega 66 cv e torque de até 9,2 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 14,2 s e alcança 156 km/h, com boa resposta para uso urbano e rodoviário.
Motor 1.0 Fire flex com 4 cilindros entrega 66 cv e torque de até 9,2 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 14,2 s e alcança 156 km/h, com boa resposta para uso urbano e rodoviário.

O modelo em questão é equipado com propulsor dianteiro, transversal, de 4 cilindros em linha e aspiração natural. Com deslocamento total de 999 cm³, o motor traz injeção multiponto e comando de válvulas simples no cabeçote, acionado por correia dentada. Ele entrega até 66 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e torque de até 9,2 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 14,2 segundos, resultado coerente com sua proposta urbana e peso reduzido. A velocidade máxima registrada é de 156 km/h, evidenciando a eficiência do conjunto para situações cotidianas. A relação peso/potência é de 12,58 kg/cv, e o torque específico chega a 9,1 kgfm/litro.

A tração é dianteira, e o câmbio manual de cinco marchas tem acoplamento por embreagem monodisco a seco. A plataforma compacta, leve e funcional favorece manobras urbanas, sendo ideal para quem busca economia e baixo custo de manutenção no dia a dia.

Consumo e autonomia

Tanque de 50 litros garante até 560 km com gasolina e 435 km com álcool. Consumo médio de 7 km/l (A) na cidade e 11,2 km/l (G) na estrada, com bom equilíbrio.
Tanque de 50 litros garante até 560 km com gasolina e 435 km com álcool. Consumo médio de 7 km/l (A) na cidade e 11,2 km/l (G) na estrada, com bom equilíbrio.

O sistema de alimentação flexível permite o uso de álcool ou gasolina, o que garante maior versatilidade de abastecimento. O consumo urbano com álcool é de 7 km/l, enquanto no uso rodoviário os números sobem para 8,7 km/l com o mesmo combustível e até 11,2 km/l quando abastecido com gasolina.

Com capacidade do tanque de 50 litros, a autonomia urbana com álcool pode atingir 350 km. Já na estrada, esse valor sobe para 435 km com álcool e 560 km com gasolina, o que representa boa eficiência para um modelo do seu porte e época.

Esses números reforçam a vocação econômica e urbana do veículo, especialmente para quem busca baixo custo operacional. A autonomia estendida em ambiente rodoviário torna o modelo apto também a deslocamentos mais longos, sem grandes preocupações com reabastecimento.

Interior

Transmissão manual de 5 marchas, tração dianteira e direção mecânica. Direção exige esforço, mas oferece condução direta e simples no trânsito urbano.
Transmissão manual de 5 marchas, tração dianteira e direção mecânica. Direção exige esforço, mas oferece condução direta e simples no trânsito urbano.

O habitáculo oferece espaço para cinco ocupantes, com acabamento simples e funcional. O painel é direto e sem muitos recursos, mas os comandos estão bem posicionados. A ausência de direção assistida pode ser um ponto negativo para alguns motoristas, especialmente em manobras e uso frequente em baixas velocidades.

Espaço para 5 ocupantes com conforto básico. Não possui airbags nem direção assistida. Ideal para quem prioriza economia, mobilidade e manutenção simples.
Espaço para 5 ocupantes com conforto básico. Não possui airbags nem direção assistida. Ideal para quem prioriza economia, mobilidade e manutenção simples.

O porta-malas possui capacidade de 290 litros, o suficiente para transportar bagagens pequenas e compras do cotidiano. A carga útil é de 420 kg, permitindo levar passageiros e itens no porta-malas sem comprometer a dirigibilidade.

Porta-malas com 290 litros e carga útil de 420 kg. Atende bem a deslocamentos urbanos e pequenas viagens, com capacidade adequada para uso familiar leve.
Porta-malas com 290 litros e carga útil de 420 kg. Atende bem a deslocamentos urbanos e pequenas viagens, com capacidade adequada para uso familiar leve.

A ergonomia dos bancos e a posição de dirigir são adequadas para o padrão do segmento, ainda que o modelo careça de ajustes mais refinados. Não há equipamentos de entretenimento ou recursos modernos de conectividade, algo a ser considerado por quem prioriza tecnologia a bordo.

Medidas

As dimensões externas são compactas: 3.693 mm de comprimento, 1.548 mm de largura e 1.445 mm de altura. O entre-eixos de 2.361 mm garante estabilidade adequada em curvas e conforto razoável no espaço interno. A altura mínima do solo é de 146 mm, o que evita raspagens em lombadas urbanas.

O sistema de suspensão dianteiro é independente tipo McPherson com molas helicoidais. Na traseira, também independente, adota feixe de molas semielípticas, contribuindo para uma condução equilibrada em pisos irregulares. O peso total do veículo é de 830 kg, favorecendo a agilidade e o baixo consumo de combustível.

A direção é do tipo mecânica, sem assistência hidráulica ou elétrica. Os freios utilizam discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. Os pneus têm medida 145/80 R13 e proporcionam aderência e estabilidade compatíveis com a proposta urbana do modelo, incluindo estepe na mesma medida.

Preços aproximados do Fiat Uno Mille 2005

  • Fiat Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ Economy 2p 2005 (001161-4)
  • Fiat Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ Economy 4p 2005 (001162-2)

Antes de comprar um Fiat Uno Mille 2005, é importante considerar o perfil de uso que você terá com o carro. Trata-se de um veículo compacto, com motorização 1.0 Fire bastante simples, voltado principalmente para deslocamentos urbanos e trajetos curtos. Ele é econômico no consumo de combustível, tem manutenção acessível e peças baratas, o que o torna uma opção atrativa para quem busca economia no dia a dia ou um segundo carro para a família. No entanto, seu espaço interno é limitado, o que pode ser um ponto negativo para quem pretende usá-lo para viagens longas com a família ou com vários amigos.

O Uno Mille é mais adequado para uso urbano e em pequenos serviços, como entregas e deslocamentos rotineiros. Nas estradas, ele cumpre a função básica, mas exige atenção ao desempenho, principalmente com o carro carregado, já que o motor 1.0 tem limitações. Em vias de terra, o carro até encara o desafio graças à suspensão simples e robusta, mas não oferece o conforto de modelos mais altos ou preparados para esse tipo de terreno. Ao avaliar a compra, é fundamental verificar o estado da lataria, presença de ferrugem, funcionamento do motor, câmbio, parte elétrica e itens de segurança, além de conferir o histórico de manutenção. Como se trata de um carro com mais de 15 anos, o estado de conservação pesa muito mais do que a quilometragem.

Ficha Técnica do Fiat Uno Mille Fire 1.0 2005

Pontos negativos: isolamento acústico ruim, freios menos eficientes, suspensão que bate seco com carga, além de itens de conforto e segurança praticamente inexistentes na versão Economy.
Pontos negativos: isolamento acústico ruim, freios menos eficientes, suspensão que bate seco com carga, além de itens de conforto e segurança praticamente inexistentes na versão Economy.

Geral

  • Ano: 2005
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatch
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Compacta

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Não especificada
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 11,65:1
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 65 cv (A) / 65 cv (G) a 6000 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 9,1 kgfm (A) / 9,2 kgfm (G) a 2500 rpm
  • Peso/potência: 12,58 kg/cv
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Peso/torque: 91,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 66,1 cv/litro
  • Rotação máxima: Não especificada
  • Viscosidade do óleo: Não especificada

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson, mola helicoidal
  • Traseira: Independente, McPherson, feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 145/80 R13
  • Traseiros: 145/80 R13
  • Estepe: 145/80 R13
  • Altura do flanco: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 3693 mm
  • Largura: 1548 mm
  • Distância entre-eixos: 2361 mm
  • Altura: 1445 mm
  • Bitola dianteira: 1337 mm
  • Bitola traseira: 1357 mm
  • Porta-malas: 290 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso: 830 kg
  • Carga útil: 420 kg
  • Reboque sem freio: Não especificada
  • Altura mínima do solo: 146 mm
  • Reboque com freio: Não especificada
  • Ângulo de entrada: Não especificada
  • Ângulo de saída: Não especificada

Aerodinâmica

  • Não especificada

Desempenho

  • Velocidade máxima: 156 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,2 s

Consumo

  • Urbano: 7 km/l (A)
  • Rodoviário: 8,7 km/l (A) / 11,2 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 350 km (A)
  • Rodoviária: 435 km (A) / 560 km (G)

Fonte: Guiadeusados.

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