Após 40 dias internado, pedreiro comemora alta depois de ser picado por aranha-marrom em Maceió: ‘Achei que perderia o braço’


A picada pela aranha-marrom pode causar sangramento, lesões renal e hepática, além de necrose. Pedreiro passa 40 dias internado depois de ser mordido por aranha-marrom
Thallysson Alves
O pedreiro Manoel Olegário sentiu o braço arder quando separava madeiras. O primeiro pensando foi de ter sido picado por um escorpião. Preocupado, Manoel procurou atendimento de emergência, mas só descobriu que teve contato com uma aranha-marrom (Loxosceles sp) depois que o braço entrou em processo de necrose.
O pesadelo durou 40 dias, ele foi internado e passou por vários tratamentos no Hospital Geral do Estado (HGE). A alta hospitalar aconteceu na segunda-feira (7) e foi bastante comemorada.
“Eu achei que perderia o braço. Meu braço começou a endurecer, a pele escureceu e surgiram bolhas que se rompiam, levando pedaços da minha pele. As feridas não cicatrizavam, e a infecção ameaçava se espalhar pelo corpo. Hoje tenho gratidão por cada profissional “, disse o pedreiro.
A espécie Loxosceles sp provoca um quadro grave de intoxicação, que pode incluir necrose na área afetada e complicações sistêmica. O biólogo Daniel Bortone afirmou ao g1 Santos que a introdução da peçonha no corpo humano acontece com o contato direto com a aranha.
“Normalmente as pessoas tendem a achar que, por serem pequenas, essas aranhas podem não ser perigosas. Quanto antes a pessoa tomar o soro, melhor”, disse.
Segundo o Instituto Butantan, a necrose no local da picada é uma das manifestações mais comuns do envenenamento. O soro antiaracnídico é capaz de reduzir o risco de necrose na pele, causada pelo veneno da aranha-marrom, principalmente se aplicado nas primeiras 48h após o acidente.
Em Alagoas, foram registrados dois óbitos por picadas de aranha-marrom no mês de janeiro. As vítimas estavam entre os cinco casos suspeitos registrados no estado entre agosto de 2024 e janeiro de 2025.
📌Dicas para evitar acidentes com aranhas em casa:
Sempre olhar roupas antes de vestir e toalhas antes de se secar;
Bater os calçados para ver se não há nenhuma dentro;
Evitar deixar o lençol e cobertas da cama encostando no chão, que elas podem usar para subir na cama;
Vedar vãos de portas e janelas e buracos na parede casa.
Onde encontrar atendimento especializado em Maceió?
Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), no Trapiche,
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jacintinho,
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins.
Aranha-marrom é minúscula
Reprodução/Instituto Butantan
VÍDEO: Aranha-marrom tem veneno fatal
Aranha-marrom tem veneno fatal; saiba o que fazer se for picado
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.