Marco da IA estimulará à instalação de data centers, diz relator

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator do Marco Legal da IA (inteligência artificial) no Senado, afirmou que o texto aprovado busca incentivar a instalação de data centers no Brasil, com o objetivo de estimular o setor elétrico e atrair investimentos.

Segundo o congressista, a proposta inclui um capítulo específico dedicado aos data centers. Ele ressaltou que o incentivo à instalação dessas estruturas está alinhado ao atual momento do setor elétrico brasileiro, marcado por discussões sobre geração distribuída e sustentabilidade em toda a cadeia de produção, geração e distribuição de energia.

A proposta do Marco Legal da IA foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2024 e está em análise na Câmara dos Deputados. O texto estabelece diretrizes gerais para o desenvolvimento e uso da inteligência artificial no país, além de definir responsabilidades, penalidades e garantir direitos para indivíduos e grupos impactados pela tecnologia.

“A chegada dos data centers pode representar uma oportunidade para reequilibrar o setor elétrico, aproveitando seu potencial de investimento e promovendo uma interdependência mais inteligente entre os agentes do setor”, afirmou Gomes ao Poder360, durante o seminário “Data centers: desafios e oportunidades para o setor elétrico”, realizado em Brasília.

O senador citou ainda o apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, como peça-chave para o avanço da iniciativa. Segundo ele, a implementação da inteligência artificial no Brasil deve estar baseada em uma “inteligência administrativa”, com articulações coordenadas pelo ministério.

“Com o que já foi aprovado, há confiança de que o Ministério de Minas e Energia poderá liderar um processo de ajuste e alinhamento no setor elétrico para atender às novas demandas de crescimento”, afirmou.

Assista ao seminário:

O SEMINÁRIO

O Poder360 realizou, em parceria com a CPFL Energia, o seminário virtual Data centers: desafios e oportunidades para o setor elétrico”. O webinar tratou sobre o potencial de o Brasil atrair investimentos em data centers e os desafios do país para expandir a infraestrutura elétrica e atender à demanda crescente dessa indústria, especialmente em função das tecnologias em ascensão.

O evento foi mediado pelo jornalista Paulo Silva Pinto, editor sênior do Poder360.

Participaram do debate:

  • Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME (Ministério de Minas e Energia);
  • Reinaldo Garcia, diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE (Empresa de Pesquisa Energética);
  • Eduardo Gomes (PL-TO), senador;
  • Gustavo Estrella, CEO da CPFL Energia; e
  • Marcos Siqueira, CRO e head de Estratégia da Ascenty.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.