“The Handmaid’s Tale”: tudo o que você precisa saber antes da estreia da 6° temporada

Na imagem vemos as aias de "The Handmaid's Tale", série distópica baseada em livro de mesmo nome escrito por Margaret Atwood. Elas estão dispostas em um círculo e vestem vestidos vermelhos, com um chapéu branco. No meio delas está Tia Lydia, a cuidadora das aias, que veste roupas cinzentas.

“The Handmaid’s Tale” foi inspirada em livro homônimo de Margaret Atwood – Foto: Reprodução/ND

É hora de descobrir o destino final de June Osborne. A 6° e última temporada de “The Handmaid’s Tale” chega para o público na próxima terça-feira (8).

Com a promessa de um desfecho emocionante contra a opressão da República de Gilead, os fãs poderão acompanhar ao longo de 10 episódios como a luta das aias enfim terminará. Mas, antes de conferir os capítulos finais, que tal relembrar os principais acontecimentos da série até aqui?

Tudo o que você precisa lembrar sobre “The Handmaid’s Tale”

  • “The Handmaid’s Tale” é baseada em um livro homônimo de 1985, escrito por Margaret Atwood;
  • Na trama, os EUA (Estados Unidos da América) são tomados por um governo fundamentalista religioso. Seus membros são parte de uma conspiração chamada de Filhos de Jacó, que acreditavam que o território “precisava ser salvo” do pecado e da corrupção;
  • Os Filhos de Jacó derrubam a Constituição dos Estados Unidos junto de todos os direitos e liberdades civis. Neste governo, as mulheres são subjugadas e tratadas como cidadãs de segunda classe, que respondem aos homens, tendo sido divididas em diferentes níveis hierárquicos: esposas, tias, aias, Marthas, Jezebels e não-mulheres;
  • Além destas classes, há ainda os guardiões, que atuam como a principal força militar de Gilead, e as econopessoas, que vivem na base da pirâmide social do país. Elas são conhecidas por trabalhares nas fábricas e no comércio sob os princípios religiosos do Estado.

A trama principal

A história de “The Handmaid’s Tale” concentra-se no trio composto pelo Comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes) e sua esposa Serena Joy (Yvonne Strahovski). June Osborne (Elisabeth Moss), como era batizada perante o governo estado-unidense, serve como a aia do casal.

Na República de Gilead ela passa se chamar Offred, e vira seu principal símbolo de resistência. Junto de outras aias, o manto vermelho passa a ser seu aliado na luta contra o autoritarismo do governo e as barbáries cometidas pelos comandantes.

Ao longo de cinco temporadas, June tem apenas uma missão: reunir-se com seu marido, Luke (O. T. Fagbenle), e recuperar a guarda de sua primogênita, Hannah (Jordana Blake), além de vingar-se de todo o alto escalão dos Filhos de Jacó pelos terrores aos quais foi submetida.

Relembre a primeira temporada de “The Handmaid’s Tale”

A imagem mostra uma aia, personagem de "The Handmaid's Tale". Ela veste um vestido vermelho, que cobre todo seu corpo, e um chapéu branco, que cobre toda a sua cabeça.

Pôster promocional da primeira temporada de “The Handmaid’s Tale” – Foto: Divulgação/ND

De forma introdutória, é apresentada a nação de Gilead e os passos que foram tomados pelos Filhos de Jacó até a instauração do governo fundamentalista. O público conhece também parte do passado de June. Em flashbacks, é descoberto que ela já foi casada com Luke (O. T. Fagbenle).

Juntos, eles tiveram uma filha chamada Hannah (Jordana Blake). Ao irromper a tomada de poder, os três tentam fugir para o Canadá. Sabe-se que o país serve como um refúgio para os cidadãos norte-americanos que tentam escapar de Gilead.

Na fuga, June é capturada pelos guardiões junto de Hannah, que é separada de seus pais. A menina é entregue a uma família de elite para ser criada como uma das filhas de Gilead. Luke foi o único a conseguir cruzar a fronteira e escapar do regime.

Enquanto isso, Osborne foi designada a servir aos Waterford. Incapaz de engravidar nas cerimônias performadas pelo comandante, Serena arranja encontros extraconjugais entre Offred e Nick (Max Minghella), o motorista do casal que, mais tarde, vem a se tornar amante de June.

O plano de Joy funciona, e Offred engravida. Neste meio tempo, a aia conquista a atenção e a confiança de Waterford, que a leva em pequenos passeios noturnos para a casa onde as Jezebels performam seus trabalhos. Lá, ela encontra Moira (Samira Wiley), uma antiga amiga.

June a introduz à Resistência, um grupo de pessoas que tem como objetivo implodir Gilead por dentro. Juntas, elas conseguem fazer com que Moira fuja para o Canadá e encontre Luke. June, por sua vez, descobre que sua primeira filha segue viva, e permanece em Gilead para tentar tirá-la de lá.

Por meio de uma rede de contatos, Osborne consegue enviar uma mensagem para Luke, dizendo que o ama e que eles precisam salvar Hannah do país. Frustrado, Nick tenta capturar e esconder June dos Waterford para que eles não fiquem com o bebê que ela espera.

Relembre a segunda temporada de “The Handmaid’s Tale”

A imagem mostra uma aia de "The Handmaid's Tale", no canto direito da tela. Ela segura seu chapéu nas mãos, que está queimando. Ela veste um vestido vermelho. O fundo da imagem tem tons de fumaça, provavelmente vindos da queima do chapéu.

Pôster promocional da segunda temporada de “The Handmaid’s Tale” – Foto: Divulgação/ND

Apesar da tentativa de Nick, Offred é capturada em seu esconderijo e levada de volta ao casal Waterford. É nesta temporada que a relação entre Serena e June começa a estreitar. Isso porque, em determinado momento, Fred é ferido em meio a um atentado suicida de uma das aias.

Ele e outros comandantes estavam na inauguração de um novo projeto de Gilead quando a situação acontece. Internado, Serena precisa tomar as rédeas de algumas documentações que dizem respeito aos dois. Com a ajuda de June, elas redigem papeladas em nome de Fred.

Esse pequeno momento entre as duas é essencial para que Serena perceba que, em Gilead, sua “futura filha” sempre será privada de ler e escrever, hábitos que ela mesma mantinha antes dos EUA serem tomados pelos Filhos de Jacó. O sentimento é reprimido, mas permanece nas sombras.

Enquanto isso, Emily (Alexis Bledel), uma das aias que havia sido enviada para os campos de trabalho forçado por ter sido pega tendo relações homoafetivas durante a primeira temporada, é realocada na casa de um dos comandantes do mais alto escalão de Gilead.

É descoberto mais tarde que ele não segue os princípios da nova nação nem os padrões dos demais homens. Ele é, inclusive, um dos responsáveis pela rota de fuga que, ao longo da temporada, levará algumas mulheres como refugiadas ao Canadá. Entre elas está Emily.

June, após dar à luz para sua segunda filha, também consegue uma chance de escapar do país. Ela chega ao mesmo ponto de encontro onde Emily está, mas desiste por não querer deixar Hannah para trás. Ela, então, entrega a bebê e pede que a aia a cuide e a leve para terras canadenses.

Vale frisar aqui que, antes disso acontecer, Serena vê Offred tentando fugir com a bebê. Ela até tenta a impedir, mas percebe como a criação da menina seria mais benéfica caso ela estivesse fora de Gilead. Por isso, em seu primeiro ato de benevolência na série, as deixa ir.

Relembre a terceira temporada de “The Handmaid’s Tale”

A imagem mostra a face de June Osborne, personagem de "The Handmaid's Tale". Ela veste o vestido vermelho das aias. Seu cabelo, loiro, está solto.

Pôster promocional da terceira temporada de “The Handmaid’s Tale” – Foto: Divulgação/ND

O 3° ano de “The Handmaid’s Tale” começa com Emily tendo conseguido atravessar a fronteira para o Canadá. Ela busca por Luke e Moira, conforme instruções de June, e deixa a bebê da mulher com eles. Depois, após uma separação forçada, ela também consegue encontrar sua própria família.

Ainda em Gilead, Serena esconde que Offred é responsável pelo “desaparecimento” de sua filha com Waterford, e June é realocada para a mesma residência que Emily servia como aia antes de sua fuga. Lá, ela dá fôlego à Resistência e recruta mais mulheres para o movimento.

Enquanto isso, Fred não descansa até ter vestígios da bebê de June. Isso pois, de acordo com as leis de Gilead, a criança seria dele e de Serena, não dela. Numa transmissão televisionada canadense, o governo dos Filhos de Jacó reconhecem a pequena, então nomeada de Nichole.

Ao longo dos episódios o público acompanha as falhas negociações de Fred com June, Luke e o governo do Canadá na tentativa de acordar tratados políticos e os reaproximar da bebê. Ele não percebe, mas cai numa emboscada que o coloca na prisão por crimes de guerra.

Por ser sua esposa, Serena também é levada sob custódia. É revelado que a mulher facilitou a captura dos dois pois queria ter mais momentos a sós com Nichole, apesar de ter plena consciência que a bebê não é sua. Ainda em Gilead, June e as aias conseguem voar dezenas de crianças para o Canadá.

Todas são filhas ou filhos de famílias dos Estados Unidos que foram separadas na ruptura do governo. As mulheres, contudo, ficam para trás.

Relembre a quarta temporada de “The Handmaid’s Tale”

A imagem mostra a personagem June Osborne de "The Handmaid's Tale". Ela veste um vestido vermelho que, na parte de trás, se desintegra enquanto pega fogo. A ideia é mostrar como ela está se libertando do governo autoritário de Gilead.

Pôster promocional da quarta temporada de “The Handmaid’s Tale” – Foto: Divulgação/ND

Os eventos seguem de onde terminaram. As aias, agora fugitivas, abrigam-se na fazenda de Esther (McKenna Grace), uma esposa de apenas 14 anos. Seu comandante sofre com demência, e por isso ela consegue dar acomodações e alimentos para as mulheres.

Após descobrir que Esther já havia sido violentada diversas vezes, June desenrola um novo plano de fuga de Gilead. Antes, porém, numa missão de vingança, elas envenenam diversos comandantes em um bordel. As mulheres são encontradas pelos guardiões, que estão sob comando de Nick.

O guardião escalonou de posição desde sua última aparição na série, quando ainda era amante de Offred. Ele leva June para custódia, e ela é torturada. Todas as aias fugitivas são, então, designadas para as colônias, onde trabalhariam forçadamente sob condições insalubres e indignas.

No caminho, elas conseguem escapar do trem que as levava, mas apenas duas sobrevivem: June e Janine. Elas chegam em Chicago, cidade que ainda não foi tomada pelas forças de Gilead. Tempos depois, em meio a um resgate de cidadãos, Moira encontra June e a convence a ir, por fim, para o Canadá.

Em solo canadense, Osborne se reúne com Luke e sua filha, Nichole. Ela, contudo, fica com raiva ao saber que Serena conseguiu engravidar, após tudo o que a fez passar. Para terem qualidade de vida para criarem a criança, Joy e Fred firmam um acordo com o governo do Canadá.

Eles prometem informações sobre o funcionamento de Gilead em troca de libertação e proteção. Eles vão a julgamento no Tribunal Penal Internacional, onde June depõe contra os dois e todos seus atos. A nação dos Filhos de Jacó também não está feliz com o comandante e decide agir.

Ela propõe ao Canadá a entrega de 22 prisioneiros em troca de Fred, para que “consigam lidar com ele internamente”. É assim que o comandante é levado para a Terra de Ninguém, apenas para ser executado de forma brutal por ex-aias, entre elas, June. Era tudo parte do acordo.

Para fechar a temporada, Serena recebe por correspondência o dedo e a aliança de Fred. Já June, talvez, tenha extrapolado e atingido o limite de seu casamento após chegar em casa coberta de sangue querendo se aproximar de Nichole.

Relembre a quinta temporada de “The Handmaid’s Tale”

A imagem mostra a personagem June Osborne, de "The Handmaid's Tale", no centro da foto. Ela está dentro de um rio, que lava seu vestido vermelho e o transforma em uma túnica branca, que cobre seu corpo.

Pôster promocional da quinta temporada de “The Handmaid’s Tale” – Foto: Divulgação/ND

Assombrada pelos fantasmas do passado, June já não sabe mais como proteger a si mesma e sua família. Ao mesmo tempo o público acompanha Serena, que cogita retornar a Gilead com proteção de outros comandantes, mesmo grávida. Ela, contudo, gosta da liberdade que o Canadá a oferece.

O país, por sua vez, já não serve mais como uma nação amiga e segura para os refugiados dos Estados Unidos. Por isso, Luke e June decidem fugir do país, a fim de tentar garantir a segurança de Nichole, visto que eles já viram um levante acontecer, e não queriam passar pela situação novamente.

O casal, contudo, se separa mais uma vez. Isso porque Luke, durante a temporada, é procurado por matar outro homem que havia colocado a vida de sua esposa em risco. Ele, então, decide se entregar às autoridades para que as duas possam se deslocar em segurança.

É num vagão de trem, em busca de um local para se abrigar, que June e Nichole encontram Serena e seu bebê, fruto do relacionamento com Fred. As duas estão, agora, no mesmo patamar. Ambas são mães, e tentam lutar pela vida de seus filhos. Será que uma aliança enfim será forjada?

Onde assistir a 6° temporada de “The Handmaid’s Tale”?

O sexto ano da produção será lançado, inicialmente, na plataforma de streaming Hulu. O calendário dos episódios segue a seguinte ordem:

  • 1° episódio: 08/04/25;
  • 2° episódio: 08/04/25;
  • 3° episódio: 08/04/25;
  • 4° episódio: 15/04/25;
  • 5° episódio: 22/04/25;
  • 6° episódio: 29/04/25;
  • 7° episódio: 06/05/25;
  • 8° episódio: 13/05/25;
  • 9° episódio: 20/05/25;
  • 10° episódio: 27/05/25.

A última temporada de “The Handmaid’s Tale” ainda não tem uma data de estreia definida no Brasil.

As demais, enquanto isso, podem ser assistidas sob assinatura na Paramount+, Disney+, GloboPlay e Prime Video.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.