Saiba como fazer pagamentos nas principais cidades da China

A forma de pagamento predominante no comércio das grandes cidades na China é por meio de 2 aplicativos: o Alipay e o WeChat. Por isso, é recomendável que os brasileiros interessados em visitar o país baixem pelo menos um dos programas e cadastrem um cartão de crédito que permita operações internacionais. As transações pelos aplicativos funcionam a partir da leitura de QR Codes.

Alguns poucos estabelecimentos, como hotéis e restaurantes sofisticados, aceitam cartões de crédito internacionais, como Mastercard, Visa ou American Express. De modo geral, não são aceitos dólares ou cheques de viagem, os chamados “traveler’s checks”, como meio de pagamento. O cartão de crédito de uso majoritário no país é o da bandeira UnionPay.

Veja o passo a passo para cadastrar o cartão no Alipay:

  • 1º passo – baixe o Alipay na App Store ou na Google Play Store:

  • 2º passo – crie uma conta no Alipay (basta colocar o número do celular e iniciar o cadastro). O aplicativo inicia em inglês, mas depois a linguagem atualiza para o português se esse for o idioma utilizado no celular:

  • 3º passo – adicionar o cartão: Aparecerá uma opção para cadastrar seu cartão de crédito no aplicativo. Caso não seja exibida essa opção, clique no canto inferior direito, no símbolo escrito “Meu” e com a silhueta de uma pessoa.

Clique em “Bank Cards” e depois para adicionar o seu cartão.

Siga as instruções e insira os dados como número do cartão, data de vencimento e o CVC (Código de Verificação de Cartão). Quando o cartão for aceito, já é possível utilizar o aplicativo. Há a opção de cadastrar mais de um cartão.

É importante que o viajante avise previamente sua operadora de cartão de crédito sobre o período em que usará seu cartão de crédito na China e pedir a liberação das operações, a fim de evitar seu bloqueio.

  • 4º passo – pagamento por scanner:

Com o cartão cadastrado, o pagamento é feito com a leitura de um QR Code. Basta clicar no símbolo “Escanear”. Em seguida, o aplicativo pedirá a senha do cartão para fazer a transação.

  • 5º passo – pagamento pela leitura do seu QR Code: Em supermercados e algumas lojas, a dinâmica se inverte e o caixa vai inserir o valor da compra em um leitor de QR Code e você deverá mostrar o seu código para efetuar a compra. Basta clicar no 2º símbolo mostrado no menu, de “Receber e pagar”, e aparecerá um código de barras e um QR Code, assim como o cartão que será usado na transação.

Veja o passo a passo para cadastrar o cartão no Wechat:

  • 1º passo – baixe o WeChat na App Store ou na Google Play Store:

  • 2º passo – crie uma conta no WeChat (basta colocar o número do celular e iniciar o cadastro). O aplicativo tem a linguagem em português.

  • 3º passo – clique no símbolo no canto inferior direito com a silhueta de um rosto escrito “Eu”.

  • 4º passo – clique em “Pagamento e Serviço”.

  • 5º passo – clique na “Carteira” no canto superior direito:

  • 6º passo – clique na opção com o símbolo do cartão azul e escrito “Bank Cards”.

  • 7º passo – cadastre seu cartão em “Add a Bank Card”:

  • 8º passo – QR Code: Para fazer um pagamento clique em “Dinheiro”, no mesmo local onde aparece a opção “Carteira”, e aparecerá um código de barras e um QR Code. Esse é o código que será usado para fazer a transação. Também é possível ver qual cartão de crédito está sendo usado na operação.

TAXAS

Tanto o Alipay quanto o WeChat cobram uma taxa de 3% das operações com cartões internacionais na China. Também podem ser cobradas outras taxas do seu banco como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). É possível cadastrar cartões com isenção de tarifa de câmbio como Wise, Revolut ou Nomad, que evitam a taxa em alguns casos.

Uma forma de não pagar taxa é fazer o pagamento em dinheiro. Muitos estabelecimentos como pequenas lojas, mercados e supermercados na China aceitam o pagamento em dinheiro. Os aplicativos não cobram taxas de cartões chineses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.