Lula critica Tarcísio por palafitas na Baixada Santista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) pela falta de infeaestrutura nas casas entre os municípios de Santos e Guarujá. O petista disse que a quantidade de palafitas – habitações construídas em estacas sobre a água – na região “é uma vergonha”.

A crítica foi feita durante uma fala do presidente durante o 100° Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção). Lula participou da abertura do evento junto com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades) e Márcio França (Empreendedorismo)

“Eu fui esses dias no Porto de Santos, ali no Guarujá, para dar início a obra do túnel. É uma vergonha, São Paulo é o Estado mais rico da federeção, a quantidade de palacita entre Santos e Guarujá. Não é possível um governador, um presidente ou um prefeito não verem. Porque o povo anda a pé, mas eles andam de helicópetro”, afirmou.

Tarcísio e Lula estiveram juntos em 27 de fevereiro no evento de lançamento do edital para a construção do túnel submarino Santos-Guarujá. O governador é um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, ao citar diversos projetos de infraestrutura, mobilidade e habitação que devem ser entregues até 2026, o governador mencionou a parceria com o presidente e afirmou que o chefe do Executivo federal demonstrou preocupação com a situação do Parque das Palafitas.

O projeto do Parque das Palafitas foi iniciado em dezembro de 2024 e prevê a construção de 60 unidades habitacionais em uma área de 1.000 metros quadrados na comunidade do Dique da Vila Gilda, em Santos. O empreendimento conta com investimentos dos governos federal e estadual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.