José Aglailson Neto é nomeado como administrador adjunto de Fernando de Noronha pelo governo do estado


Ele passa a exercer o cargo, substituindo Nathalie Mendonça. Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (8). Palácio São Miguel é a sede do governo do estado na ilha
Ana Clara Marinho/TV Globo
O novo administrador adjunto de Fernando de Noronha, José Aglailson Queralvares Neto, teve a nomeação publicada na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial do Estado. A data da avaliação do indicado para o cargo de administrador geral da ilha, Virgílio de Almeida Ignácio, não foi definida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
José Aglailson Neto vai substituir Nathalie Mendonça, que era administradora adjunta e ocupava a função de administradora interina desde a exoneração de Thallyta Figueirôa, em 28 de janeiro de 2025.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Nathalie Mendonça foi nomeada para exercer o cargo de assessora especial da Secretaria da Casa Civil de Pernambuco .
O g1 solicitou ao governo do estado informações sobre a formação e a trajetória profissional de José Aglailson Queralvares Neto, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Novo administrador
Virgílio Oliveira é indicado pelo governo de Pernambuco para assumir gestão de Fernando de Noronha
Felipe Fagundes/Divulgação
O administrador adjunto deve trabalhar com o advogado Virgílio de Almeida Ignácio de Oliveira, indicado para ser administrador da ilha pela governadora Raquel Lyra (PSD).
A indicação do novo administrador será analisada pela Comissão de Justiça da Alepe, que vai realizar uma sabatina. O indicado precisa comprovar que tem condições de exercer a função em Fernando de Noronha.
A assessoria de comunicação do deputado estadual Alberto Feitosa (PL), presidente da Comissão de Justiça da Alepe, informou ao g1, nesta terça (8), que ainda não há previsão de data da sabatina.
Alberto Feitosa explica processo de avaliação do administrador de Fernando de Noronha
O nome do indicado só pode ser submetido à aprovação dos deputados estaduais, em plenário, após a aprovação nessa comissão, conforme AlbertoFeitosa explicou em fevereiro, quando os parlamentares se preparavam para analisar o nome de Walber Santana, indicado para administrador da ilha em janeiro (veja vídeo acima).
No entanto, no dia 10 de março, a véspera da sabatina, a governadora enviou um ofício para Alepe e solicitou desconsiderar a indicação do biólogo Walber Santana para o cargo de administrador de Fernando de Noronha.
No final de março, o governo do estado publicou, no Diário Oficial, as exonerações e nomeações de 29 profissionais em cargos de gestão da Administração de Noronha. Segundo informações apuradas pelo g1, os atos são relativos à nova equipe do governo local e à saída de gestores que estavam em atividade.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.