Haddad fala em “solução elegante” para acesso a crédito barato

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), indicou nesta 3ª feira (8.abr.2025) que o governo busca uma “solução elegante” para equilibrar o acesso da população a financiamentos com juros reduzidos e o estímulo ao investimento.

“Sem querer antecipar medidas, mas estamos construindo uma solução muito elegante que preserva o direito do trabalhador a crédito barato, que isso é um direito de todo cidadão. Mas, ao mesmo tempo, reserva o estoque de poupança para fomentar o investimento”, disse Haddad durante o 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), em São Paulo.

“Nós estamos encontrando esse caminho juntos e penso que vamos ter boas novas para divulgar brevemente no sentido de buscar esse equilíbrio, entre a poupança nacional em provento do investimento e aquilo que é direito das pessoas de, eventualmente, terem acesso a linha de crédito mais barata”, declarou.

Haddad também comentou sobre a taxa básica de juros e manifestou preocupação com o mercado secundário de títulos imobiliários. “Nós temos uma tarefa que ainda não foi possível realizar. A gente estava com uma Selic indicando para baixo 1 ano atrás e estamos com uma Selic hoje num patamar muito elevado. Mas eu não gostaria de deixar o Ministério da Fazenda sem acertar o lance do mercado secundário dos títulos imobiliários”, disse.

As declarações foram feitas durante a abertura do evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros como Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades) e Márcio França (Empreendedorismo).

Também participaram o deputado federal Zé Adriano, Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Carlos Vieira (presidente da Caixa), Jorge Messias (AGU) e Décio Lima (presidente do Sebrae).

O Enic, parte da Feira Internacional da Construção Civil (Feicon), reúne mais de 1.000 marcas expositoras no São Paulo Expo e deve receber cerca de 100.000 visitantes em quatro dias. A edição deste ano foca em sustentabilidade, tecnologia e inovação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.