Bancos diferenciam Pix agendado e concluído para evitar golpes

Desde abril, os bancos começaram a adotar mudanças nos comprovantes de Pix para facilitar a identificação de transferências agendadas e concluídas.

A medida pretende evitar fraudes e golpes, que usam comprovantes falsos como prova de pagamento. Agora, o documento da transação traz o termo “Agendamento Pix”.

A seguir, confira como funciona a nova identificação nos comprovantes do Pix e como isso afetará os usuários do pagamento instantâneo.

Como funciona a nova identificação nos comprovantes do Pix

Com as mudanças no Pix, os bancos passaram a exibir de forma mais clara quando a transferência está apenas agendada. O comprovante informa explicitamente o andamento.

As imagens dos comprovantes apresentam símbolos como ícones de relógio ou calendário, destacando que o valor ainda não foi transferido para a conta do destinatário, apenas programado.

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Essa mudança vale para todos os bancos, e foi adotada de forma padronizada a partir do mês de abril de 2025, segundo informações divulgadas pelos próprios bancos.

Motivo da mudança no comprovante do Pix

A nova padronização surgiu após diversos relatos de tentativas de golpe com Pix agendado. Estelionatários simulavam comprovantes de transferência antes da execução do pagamento.

O golpe do falso comprovante, que o Banco Central busca combater com essa medida, acontecia quando o suposto pagador apresentava um comprovante de Pix agendado para o vendedor. 

Sem tempo e elementos visuais para identificar que a transação não havia sido concluída, o vendedor acreditava no pagamento. No entanto, o agendamento era cancelado antes da conclusão, resultando no prejuízo do vendedor.

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Com a nova exibição dos comprovantes, os bancos buscam proteger seus clientes e aumentar a transparência nas transações eletrônicas feitas com o sistema Pix.

Além disso, os comprovantes de pagamentos concluídos também ganharam um ícone para agilizar a identificação: o sinal de concluído. As medidas são obrigatórias a todos os bancos.

A recomendação é que o usuário sempre confira a situação da transação antes de entregar um produto ou finalizar uma prestação de serviço.

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