Desde abril, os bancos começaram a adotar mudanças nos comprovantes de Pix para facilitar a identificação de transferências agendadas e concluídas.
A medida pretende evitar fraudes e golpes, que usam comprovantes falsos como prova de pagamento. Agora, o documento da transação traz o termo “Agendamento Pix”.
A seguir, confira como funciona a nova identificação nos comprovantes do Pix e como isso afetará os usuários do pagamento instantâneo.
Como funciona a nova identificação nos comprovantes do Pix
Com as mudanças no Pix, os bancos passaram a exibir de forma mais clara quando a transferência está apenas agendada. O comprovante informa explicitamente o andamento.
As imagens dos comprovantes apresentam símbolos como ícones de relógio ou calendário, destacando que o valor ainda não foi transferido para a conta do destinatário, apenas programado.
Saiba: O que fazer e como recuperar um Pix errado
Essa mudança vale para todos os bancos, e foi adotada de forma padronizada a partir do mês de abril de 2025, segundo informações divulgadas pelos próprios bancos.
Motivo da mudança no comprovante do Pix
A nova padronização surgiu após diversos relatos de tentativas de golpe com Pix agendado. Estelionatários simulavam comprovantes de transferência antes da execução do pagamento.
O golpe do falso comprovante, que o Banco Central busca combater com essa medida, acontecia quando o suposto pagador apresentava um comprovante de Pix agendado para o vendedor.
Sem tempo e elementos visuais para identificar que a transação não havia sido concluída, o vendedor acreditava no pagamento. No entanto, o agendamento era cancelado antes da conclusão, resultando no prejuízo do vendedor.
Entenda: Pix parcelado é melhor que cartão de crédito?
Com a nova exibição dos comprovantes, os bancos buscam proteger seus clientes e aumentar a transparência nas transações eletrônicas feitas com o sistema Pix.
Além disso, os comprovantes de pagamentos concluídos também ganharam um ícone para agilizar a identificação: o sinal de concluído. As medidas são obrigatórias a todos os bancos.
A recomendação é que o usuário sempre confira a situação da transação antes de entregar um produto ou finalizar uma prestação de serviço.
Quer receber nossas notícias gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo!