Donuts sem glúten: a criançada e você também pode saborear sem culpa

donuts sem glúten

donuts sem glúten
Donuts sem glúten

Se você segue uma dieta sem glúten ou alguém em sua casa tem restrição a ele, não deixe de fazer essa receita divina de donuts sem glúten, do Canal Nossa Cozinha! Com todas as dicas para um excelente resultado, eles ficam macios e bem saborosos, com o toque especial do glacê da cobertura, ideais para servir com um café! Faça, pois será um sucesso em sua casa!

Como fazer donuts sem glúten

Para os donuts sem glúten, adicione numa vasilhinha o leite morno, o fermento biológico seco e o açúcar, mexendo com uma colher e reservando por 5 minutinhos. Nesse meio tempo, numa tigelinha, adicione a água morna e junte o psyllium, mexendo com uma colher e reservando para hidratar. Após esse tempo, você vai continuar com a receita colocando numa tigela espaçosa, a farinha de arroz branca, o polvilho doce, o amido de milho, a farinha de aveia, o açúcar, o sal, a goma xantana e o fermento em pó, mexendo tudo super bem com o auxílio de um fouet. Conclua a receita seguindo as orientações. Sirva e aproveite essa gostosura!

Ingredientes da receita de donuts sem glúten

Para os donuts 

  • 1 xícara (chá) de polvilho doce (140 g)
  • ½ colher (sopa) de fermento químico em pó (8 g)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de aveia (24 g)
  • 1 ovo inteiro (55 g)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida (40 g)
  • 2 colheres (sopa) de psyllium (14 g)
  • 2 colheres (chá) de goma xantana (5 g)
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar (12 g)
  • ⅓ de xícara (chá) de leite integral morno (80 ml)
  • ½ colher (chá) de sal (4 g)
  • ¼ de xícara (chá) de amido de milho (30 g)
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • ¾ de xícara (chá) de água morna (180 ml)
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz branca (140 g) + um pouco para polvilhar a bancada
  • óleo o quanto baste (para a fritura)

Para o glacê da cobertura

  • água filtrada o quanto baste até dar ponto
  • 2 xícaras (chá) de açúcar confeiteiro (240 g)

Obs.: a medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

Dos donuts 

  1. Em uma tigelinha coloque ⅓ de xícara (chá) de leite integral morno, junte 1 sachê de fermento biológico seco e 1 colher (sopa) de açúcar, misturando com uma colher. Reserve por 5 minutos.
  2. Enquanto isso, numa vasilhinha coloque ¾  de xícara (chá) de água morna e acrescente 2 colheres (sopa) de psyllium, misturando com uma colher e reservando para hidratar e ficar gelatinoso.
  3. Com o fermento ativado e o psyllium hidratado, prossiga com a receita. Para isso, adicione numa bacia, 1 xícara (chá) de farinha de arroz branca, 1 xícara (chá) de polvilho doce, ¼  de xícara (chá) de amido de milho, 3 colheres (sopa) de farinha de aveia, ¼  de xícara (chá) de açúcar, ½ colher (chá) de sal, 2 colheres (chá) de goma xantana e ½ colher (sopa) de fermento químico em pó, misturando tudo muito bem com um fouet.
  4. Abra um espaço no centro das farinhas e acrescente o fermento fermentado que você reservou, o psyllium reservado, 1 ovo inteiro e 2 colheres (sopa) de manteiga derretida, misturando a princípio com uma colher e depois, quando a massa pesar, com as mãos, na própria bacia, até incorporar toda a farinha na massa.
  5. Quando não aparecer mais nada de farinha na bacia, continue sovando a massa por mais 4 a 5 minutos, até ela ficar lisinha, grudando apenas levemente nas mãos, este é o ponto correto.
  6. Passe a massa para uma bancada levemente enfarinhada com farinha de arroz branca e divida-a em 12 pedaços (de cerca de 60 g cada).
  7. Para fazer bolinhas com cada porção da massa, prefira um espaço da bancada sem farinha de arroz para a massa não ficar escorregando, então boleie girando com a mão na bancada.
  8. Repita o processo para modelar todas as bolinhas e reserve-as de lado.
  9. Para modelar os donuts, coloque uma bolinha na bancada polvilhada com farinha de arroz, e com o fundo de uma xícara, um copo ou uma tigelinha, passada na farinha de arroz, amasse a bolinha, apertando, até ficar com cerca de um dedo de espessura.
  10.  Acerte com a mão e depois, usando um bico de confeitar, tire o centro da bolinha, para dar o formato característico dos donuts. Essa massinha que você tirou, junte com as demais e depois modele mais dois donuts. Faça isso para modelar todos eles.
  11. Acomode os donuts numa assadeira espaçosa polvilhada com farinha de arroz, cubra com um guardanapo limpo e deixe a massa descansar por cerca de 1 hora num local abafado, como, por exemplo, no forno ou micro-ondas desligado, para a massa crescer.
  12. Decorrido esse tempo, aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, mas não deixe quente demais, então adicione no máximo 4 donuts, deixe fritar de um lado por 2 minutos, depois vire e frite do outro lado por mais 2 minutos.
  13. É fundamental fritar seus donuts sempre em fogo médio, até ficarem douradinhos.
  14. Frite todos os donuts, retire e deixe escorrer num escorredor de macarrão forrado com papel-toalha. Reserve enquanto prepara o glacê da cobertura.
  15. Com o glacê da cobertura pronta, pegue um por um dos donuts e passe um lado até a metade nele, deixando escorrer um pouco, transferindo para um prato e decorando com confeitos coloridos a gosto.
  16. Deixe secar numa gradinha, sirva e delicie-se com seus irresistíveis donuts sem glúten!

Do glacê da cobertura

  1. Coloque 2 xícaras (chá) de açúcar confeiteiro num recipiente, junte um pouco de água filtrada e vá misturando com uma espátula.
  2. Junte água sempre aos pouquinhos, misturando até o glacê atingir o ponto correto, ficando cremoso e bem consistente.
  3. Em seguida, leve ao micro-ondas por 15 segundos.
  4. Retire e seu glacê está pronto.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.