Prefeito de Parnaíba exonera ex-prefeito e nomeia familiares para o secretariado; veja nomes


“Decretão” assinado por Francisco Emanuel (PP) exonerou todos os servidores comissionados, incluindo secretários. Prefeito rompeu politicamente com o ex-prefeito Mão Santa (UB). Prefeito de Parnaíba exonera todos os comissionados do município
O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel (Progressistas) exonerou o ex-prefeito Mão Santa (União Brasil) do cargo de secretário imediato da Prefeitura e nomeou a esposa, a mãe e o tio para o secretariado da gestão municipal. Confira os nomeados ao fim da reportagem.
As exonerações e nomeações foram publicadas na edição extra de sexta-feira (4) do Diário Oficial do Município (DOM). O “decretão” do prefeito também demitiu todos os servidores que ocupavam cargos comissionados, incluindo secretários, superintendentes e diretores de órgãos públicos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A decisão ocorre quase duas semanas depois de o prefeito romper politicamente com a família do ex-prefeito, incluindo a ex-primeira-dama Adalgisa Moraes Souza – exonerada da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – e a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas), filha do casal.
Para o cargo de Adalgisa, Francisco Emanuel nomeou a esposa e primeira-dama Analia Lima. A mãe do prefeito, Jeanne Pereira, assumirá a presidência do Instituto de Previdência de Parnaíba (IPMP), e o tio dele, Oscar Machado Filho, será o novo secretário de Fazenda.
Rompimento político
Prefeito de Parnaíba foi apoiado por ex-prefeito e ex-primeira-dama em 2024
Reprodução/Redes Sociais
Francisco Emanuel foi eleito, em outubro de 2024, para a Prefeitura de Parnaíba com o apoio de Mão Santa e Gracinha Mão Santa. Entretanto, em março de 2025, o prefeito denunciou que identificou irregularidades em contratos e na gestão de recursos do executivo municipal.
“Várias coisas estavam acontecendo sem o meu consentimento. Por exemplo, contratos que ano passado custavam X esse ano passaram a custar dois, três X. Eu não posso ser irresponsável nem com o dinheiro público e nem com o meu CPF. Assim que tomei conhecimento, informei ao meu setor jurídico, que já tomou as providências”, afirmou Francisco em uma rede social.
Pouco depois da manifestação do prefeito, Gracinha declarou que a gestão de seu pai deu ao sucessor “estrutura e transparência” na transição de mandato e apontou que não houve “falta de clareza”.
A parlamentar também apelidou Francisco Emanuel, que concorreu ao cargo sob o nome de “Novo Francisco” – em alusão ao nome de batismo de Mão Santa, Francisco de Assis –, de “Novo Judas”.
Veja as nomeações feitas pelo prefeito:
Secretaria de Governo: Edrivandro Gomes Barros;
Procuradoria-Geral do Município: Eliaquim Sousa Nunes;
Secretaria de Desenvolvimento Social: Analia Priscilla Lima da Silva (primeira-dama);
Secretaria de Fazenda: Oscar Machado da Cunha Filho (tio do prefeito);
Secretaria de Gestão: Zulmira do Espírito Santo Correia;
Secretaria de Educação: Danilo de Andrade Rêgo;
Secretaria de Saúde: Thiago Judah Sampaio Carneiro;
Secretaria do Abastecimento: Deise Aragão Mattei;
Secretaria de Transporte e Trânsito: Thiciano Ribeiro da Cruz;
Secretaria de Defesa Civil: Felipe da Silva Sousa;
Secretaria de Infraestrutura: Iranildo Junio Camapum Brandão;
Secretaria de Meio Ambiente: Ruben Sousa Ferreira;
Secretaria do Trabalho: Rafael Costa Lima;
Instituto de Previdência: Jeanne Pereira Cunha (mãe do prefeito).
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.