Jaguar Land Rover suspende exportações de veículos para os EUA

A JLR (Jaguar Land Rover) suspenderá as remessas de veículos para os Estados Unidos a partir de 2ª feira (7.abr.2025). A decisão responde à tarifa de importação de 25% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano), segundo informações divulgadas pelo jornal The Times.

A montadora informou que a suspensão será temporária. Ela será mantida enquanto a empresa avalia formas de compensar os custos adicionais provocados pela nova tarifa. A JLR é controlada pelo grupo indiano Tata e tem cerca de 38.000 funcionários no Reino Unido.

Veículos já em trânsito para os Estados Unidos não serão afetados pela medida, considerando o tempo médio de 21 dias para a travessia do oceano Atlântico. Aproximadamente 25% da produção anual da montadora, estimada em 400.000 unidades, é destinada ao mercado norte-americano. Entre os modelos exportados estão o Range Rover Defender e o Range Rover Sport.

O think tank IPPR, organização independente com sede em Londres, estimou que até 25.000 empregos podem ser impactados pela medida, com efeitos sobre a cadeia de suprimentos na região de West Midlands, que abastece a indústria automotiva com aço, plástico, tecido e peças de motor.

A JLR estuda a possibilidade de aumentar os preços nos Estados Unidos, ampliar a presença em outros mercados e cortar custos, incluindo despesas com marketing e materiais promocionais.

Em comunicado, a empresa afirmou: “Os EUA são um mercado importante para as marcas de luxo da JLR. Enquanto trabalhamos para abordar os novos termos comerciais com nossos parceiros de negócios, estamos tomando algumas ações de curto prazo, incluindo uma pausa nas remessas em abril, enquanto desenvolvemos nossos planos de médio a longo prazo.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.