Tarifas de Trump que atingem o Vietnã têm impacto direto na Nike

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou na 4ª feira (2.abr.2025) novas tarifas de importação que afetam produtos fabricados por outros países. As barreiras comerciais impostas ao Vietnã vão impactar diretamente a Nike, empresa norte-americana de material esportivo que produz 50% de seus calçados e 28% de suas roupas no país do sudeste asiático.

O Vietnã registrou a quarta maior taxa imposta por Trump, na ordem de 46%, ficando atrás de Madagascar (47%), Laos (48%) e Camboja (49%). As tarifas também atingem a China, que responde por 18% da produção dos calçados e 16% da produção de vestuário da Nike. A empresa ainda não se pronunciou sobre o impacto das tarifas.

Desde os anos 1990, a Nike tem diversificado sua cadeia de produção, expandindo operações para além da China. O Vietnã emergiu como seu principal polo de fabricação, crescendo de 13% da produção de calçados em 2001 para 39% em 2011. Em 2020, tornou-se líder na produção de vestuário da empresa.

O impacto das tarifas impostas por Trump se estende a outros países. A Indonésia, que fabrica 27% dos calçados da Nike, enfrentará um imposto de 32%. Já a Camboja, que terá a maior barreira comercial, é responsável por 15% das roupas da marca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.