Manifesto de ala do PT defende candidatura de Rui Falcão

Um grupo de dirigentes do PT lançou nesta 5ª feira (3.abr.2025) um manifesto em prol da candidatura do deputado federal Rui Falcão à presidência do Partido dos Trabalhadores.

Dentre os apoiadores estão o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra e o ex-deputado federal José Genoíno. Leia a íntegra (PDF – 71 kB).

O documento remete à carta aberta ao PT escrita por Falcão em 12 de março em que o deputado defendeu um debate essencialmente político em torno da disputa pelo comando do partido.

Com o título “Sob um PED com a política no comando”, o manifesto diz que a carta “demarcou campo e reafirmou que no PT as disputas, mesmo as mais renhidas, se processam no terreno da política e não pelo controle dos fundos partidários”. A sigla PED significa “Processo de Eleição Direta”, que define as regras para o pleito que será realizado em 6 de julho. A eleição é por votação direta da militância petista e deve ter 1,3 milhão de eleitores.

Além da presidência do PT, são discutidos também os comandos pela tesouraria e pela comunicação do partido. Os escolhidos estarão nos cargos durante a campanha eleitoral de 2026, quando Lula deve disputar a reeleição ou indicar um sucessor.

Rui Falcão ainda não oficializou seu nome na disputa, mas aliados dizem que ele deve definir nos próximos dias se concorrerá em julho. O manifesto é visto internamente como um endosso a uma eventual candidatura.

Se ele decidir disputar a eleição, concorrerá contra o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, nome preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendido por petistas históricos como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Edinho também não oficializou sua candidatura ainda.

Rui Falcão já presidiu o PT por duas vezes, de 1993 a 1994 e de 2011 a 2017. Ele é da corrente interna Novo Rumo e deve ter o apoio de setores mais à esquerda do partido. Edinho representa a CNB (Construindo um Novo Brasil), majoritária no PT e da qual Lula faz parte. Outros 2 nomes já anunciaram suas candidaturas, mas têm menos chances no pleito: Romênio Pereira (Movimento PT) e Valter Pomar (Articulação de Esquerda).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.