Em baixa, Lula lança campanha de balanço dos 2 anos de governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta 5ª feira (2.abr.2025) de um evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para fazer um balanço das medidas do governo nos 2 anos de mandato até aqui.

Idealizado pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) de Sidônio Palmeira, o ato foi batizado de “O Brasil dando a Volta por Cima” e marcará o início de uma nova campanha publicitária do Planalto com o mote “O Brasil é dos Brasileiros”.

A ideia de Sidônio é lembrar tudo que Lula fez até aqui para estancar a queda na popularidade do petista. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na 4ª feira (2.abr) mostra que a desaprovação ao trabalho do presidente chegou a 56%. É o pior índice desde o início do mandato.

Com o evento, a intenção é “bombar” os programas sociais promovidos pelo petista, como Mais Médicos, Farmácia Popular, Pé-de-Meia e Novo PAC, além das ações de combate à fome e de reestruturação do SUS. Acordos comerciais com outros países também devem ser apresentados.

O dado a ser apresentado pelo governo é de que “o país voltou ao protagonismo internacional”. Ressaltará que Lula teve reuniões com líderes de 67 países e o Brasil abriu mais de 340 mercados para o agronegócio brasileiro. Além disso, também serão citados no ato que, em 2025, o país sedia a Cúpula do Brics, a COP30 e assume a presidência do Mercosul.

A cerimônia terá vídeos institucionais com dados de entregas nas principais áreas do governo: emprego, indústria, agro, políticas públicas e cenário internacional. Entre as produções também haverá depoimentos de beneficiados pelos programas retomados pelo governo.

O Planalto convidou todos os ministros, alguns secretários de governo, coordenadores de programas prioritários, movimentos sociais e congressistas.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), estão na lista. Este último não deve comparecer, enquanto o deputado é esperado. Mesmo com muitos convidados, a ideia é que poucos discursem além de Lula, que encerrará o ato.

O mote do evento desta 5ª feira será o “Brasil dando a Volta por Cima”. Em outra frente, o “Brasil é dos Brasileiros”, pega carona em bonés anti-Trump para mirar para a metade final do governo Lula 3. Esse será o nome de uma campanha publicitária feita para fazer um balanço dos 2 anos de governo e que será lançada na cerimônia.

Como mostrou o Poder360, essa será a 1ª campanha publicitária idealizada por Sidônio à frente da Secom com um custo inicial estimado em R$ 50 milhões.

A frase escolhida é a mesma que estampa bonés idealizados pelo governo para contrapor o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e a oposição no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.