Câmara e Senado aprovam lei de reciprocidade econômica contra tarifas de Trump ao Brasil e texto segue para sanção

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da última quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2088/2023, que foi batizado de Lei da Reciprocidade Econômica. O PL tramitou em regime de urgência, e o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), dispensou a análise pelas comissões temáticas para levar a matéria diretamente ao plenário. Ainda ontem, o texto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em caráter terminativo, sem precisar de análise dos demais senadores, indo direto para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Lei de Reciprocidade Econômica ganhou força com o avanço protecionista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar novas tarifas aos produtos do Brasil e outros países.

A nova lei autoriza a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a adotar medidas contra países que dificultem a entrada de produtos brasileiros em seus mercados. Entre as opções à disposição da Camex, estão a imposição de sobretaxas e de barreiras não-alfandegárias.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.