Traqueostomia e perda da voz: entenda o que causou a morte de Val Kilmer

Val Kilmer

Val Kilmer morreu por pneumonia – Foto: Reprodução/ND

O ator Val Kilmer morreu na terça-feira (1°), em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 65 anos. A causa da morte foi pneumonia, mas o astro de cinema lutava contra o câncer de garganta há mais de uma década.

Qual é a causa da morte de Val Kilmer?

Diagnosticado com câncer de garganta em 2014, o ator precisou fazer uma traqueostomia, procedimento cirúrgico que permite a passagem de ar diretamente dos pulmões, sem a necessidade de passar pelo nariz ou boca.

Apesar de não ser apontado como a causa da morte, pacientes com câncer ficam muito mais suscetíveis à doenças como pneumonia, devido à redução das defesas naturais do corpo. Em 2021, ele já tinha sido internado por problemas respiratórios.

Val Kilmer

O ator deixa dois filhos, Jack e Mercedes – Foto: Reprodução/ND

O que causa o câncer de garganta?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, o câncer de garganta está associado a diversos fatores, sendo o tabagismo um dos principais. No entanto, o risco se torna ainda maior quando o hábito de fumar é combinado com o consumo frequente de álcool. Juntas, essas substâncias aumentam significativamente as chances de desenvolver a doença.

Mesmo sem o tabagismo, o consumo excessivo de álcool isoladamente também pode favorecer o aparecimento desse tipo de câncer.

Outro fator de risco importante é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), geralmente transmitida por meio de relações sexuais sem proteção.

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Clinical Oncology em 2018, a presença do HPV no organismo aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de câncer na garganta, especialmente em pessoas que já tiveram outro tipo de câncer. Por isso, o uso de preservativos é essencial para prevenir a infecção.

Val Kilmer

Val Kilmer morreu aos 65 anos, após lutar contra o câncer de garganta que afetou sua voz – Foto: Reprodução/ND

O histórico familiar também pode influenciar no surgimento da doença. Homens precisam ficar especialmente atentos, pois apresentam maior predisposição ao câncer de garganta.

Além disso, embora o risco aumente com a idade, principalmente após os 65 anos, essa condição pode afetar pessoas de qualquer faixa etária.

A prevenção, portanto, envolve evitar hábitos nocivos, adotar medidas de proteção contra o HPV e manter acompanhamento médico regular para identificar possíveis sinais precoces da doença.

Os últimos anos de Val Kilmer

Em “Val”, documentário lançado em 2021 que conta a história do ator, ele contou, com uma voz fica e rouca, que o procedimento o deixou debilitado e atrapalhou tarefas simples, como falar ou comer.

“Não consigo falar sem tapar esse buraco [traqueostomia]. Você tem que escolher entre respirar ou comer”, disse.

No entanto, a condição não o atrapalhou gravar uma participação especial em “Top Gun: Maverick“, lançado em 2022, onde repetiu o papel de Iceman, interpretado no primeiro filme.

O astro de cinema viveu Bruce Wayne em Batman Eternamente, de 1995 - Reprodução/ND

1
2

O astro de cinema viveu Bruce Wayne em Batman Eternamente, de 1995 – Reprodução/ND

Val Kilmer interpretou Tom

2
2

Val Kilmer interpretou Tom “Iceman” Kazanski no lendário Top Gun – Reprodução/ND

Seus últimos papeis antes da doença foi nos filmes “Boneco de Neve” e “Twixt”, de Francis Ford Coppola, no qual interpretou o detetive Hall Baltimore.

Os principais trabalhos de Val Kilmer

Ele alcançou o estrelato em 1986, ao atuar como coadjuvante no filme “Top Gun”. Em 1991, interpretou Jim Morrison em “The Doors”, filme que contou a história da banda.

Contudo, seu papel mais lembrado é do super-herói Batman no aclamado longa Batman Eternamente (1995).

Ele teve dois filhos com a atriz britânica Joanne Whalley: Jack e Mercedes. O casal se conheceu nas gravações do filme “Willow – Na Terra da Magia”, em 1988, e se separou em 1996.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.