Produção industrial cai 0,1% em fevereiro e chega ao 5º mês seguido sem crescimento

A produção industrial brasileira registrou queda de 0,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior, acumulando 5 meses consecutivos sem crescimento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 2.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 1,5%.

O resultado veio pior que o esperado. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de alta de 0,4% na variação mensal e de 2,1% na base anual.

A queda em fevereiro acontece após a variação nula da produção em janeiro, quando interrompeu três meses consecutivos de taxas negativas, período no qual a indústria acumulou perda de 1,2%.

 No ano, a indústria ainda acumula alta de 1,4% e, em 12 meses, expansão de 2,6%.

“É o quinto mês seguido sem crescimento, com perda acumulada de 1,3% nesse período, e elimina o avanço de 1,0% registrado nos meses de agosto e setembro de 2024. Além disso, em fevereiro observamos uma disseminação de taxas negativas, disse André Macedo, gerente da pesquisa.

Segundo o pesquisador, a perda de dinamismo da indústria tem relação com a redução dos níveis de confiança das famílias e dos empresários, explicada, em grande parte, pelo aumento das taxas de juros, a depreciação cambial e a alta da inflação.

O post Produção industrial cai 0,1% em fevereiro e chega ao 5º mês seguido sem crescimento apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.