Não é tesão! Entenda o significado oculto de morder os lábios ao olhar pra alguém

Quando alguém faz caretas ao morder os lábios enquanto olha para você, isso dá sinais do que a pessoa possa estar sentindo naquele momento.

A linguagem corporal, os movimentos e as expressões do corpo muitas vezes revelam sentimentos e pensamentos sem que a pessoa perceba. Isso pode ajudar a entender qual mensagem ela realmente quer transmitir.

Assim como cruzar os braços ou franzir a testa, morder os lábios é um daqueles sinais que podem ter diferentes interpretações e dependem da situação e do contexto que aparecem.

na foto aparece uma mulher que consegue morder os lábios por sinal de estresse

Mulher morde os lábios por sinal de ansiedade – Foto: Reprodução/ND

O que significa quando alguém faz caras ao morder os lábios?

O ato de morder os lábios é um comportamento comum em situações de stress, que funciona como um mecanismo de autorregulação emocional.

De acordo com autor Joe Navarro, no livro “The Body Language Dictionary”, o movimento de morder os lábios ajuda a aliviar tensões menores e temporárias, mas, em casos de estresse intenso, os lábios podem ficar ainda mais comprimidos devido à ativação do sistema límbico.

Esse comportamento pode ser um indicador útil para avaliar o nível de desconforto em outras pessoas. Quando alguém está sob pressão, morder os lábios pode ser um sinal não verbal de ansiedade ou desconforto.

Joe Navarro ressalta que, embora esse gesto não seja intencional, sua interpretação deve levar em conta o contexto.

Em situações de baixo estresse, esse pode ser apenas um hábito passageiro, mas em momentos de maior tensão, esse gesto revela uma resposta cerebral mais profunda.

na foto aparece um homem que ficou com estresse após morder os lábios e não saber o que fazer

Homem ficou cansado após o estresse de um dia de trabalho – Foto: Getty Images/ND

Insegurança

O ato de morder os lábios durante uma apresentação é um gesto inconsciente que pode ajudar a reduzir a qualidade da comunicação, de acordo com um artigo publicado na “Ubiquity”.

Esse comportamento, como combinados com outros movimentos nervosos, como mexer nas chaves ou colocar as mãos nos bolsos, distrai o público e enfraquece a mensagem transmitida.

O artigo sugere esses gestos, embora difíceis de controlar, podem ser reduzidos por meio de técnicas como gravar ensaios, buscar orientação de terceiros confiáveis ​​e participar de grupos de oratória.

O objetivo é substituir movimentos que indicam insegurança por movimentos mais naturais e alinhados à fala e melhorar a eficácia da comunicação.

Gestos conscientes aumentam a credibilidade do orador, enquanto gestos involuntários, como morder os lábios, transmitem insegurança.

Mentir

Morder os lábios pode ser um sinal de mentira, como mostra uma pesquisa publicada no “International Journal of Engineering Research & Technology”.

Os mentirosos fazem movimentos de autorregulação, como tocar o rosto ou morder os lábios, devido à ansiedade causada pela mentira.

Esse estudo destaca que a adrenalina liberada durante a mentira aumenta a tensão muscular e leva a comportamentos como morder os lábios ou ficar inquieto.

Esses sinais, combinados com microexpressões faciais, podem indicar engano. Esses movimentos, embora sutis, são pistas valiosas quando combinados com outros comportamentos, como fala incoerente ou evitar contato visual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.