SpaceX lança missão tripulada para sobrevoar os polos da Terra

A SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais de Elon Musk, lançou na 2ª feira (31.mar.2025) sua 1ª missão espacial tripulada para sobrevoar os polos da Terra. Segundo informações da Bloomberg, a operação foi financiada e comandada por Chu Wang, empresário maltês nascido na China e investidor em criptomoedas.

A decolagem foi realizada em um foguete Falcon 9, a partir do Centro Espacial Kennedy da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), na Flórida, às 21h46 (horário local), levando Wang e mais 3 convidados. São eles: a cineasta norueguesa Jannicke Mikkelsen, a engenheira robótica alemã Rabea Rogge e o explorador australiano Eric Philips.

Assista ao vídeo do lançamento (40s):

A missão privada recebeu o nome de Fram2 em homenagem a um navio de expedição da Noruega cuja operação data do final do século 19 e início do século 20.

Está previsto que a missão sobrevoe e observe os polos da Terra por um período de 3 a 5 dias. Além disso, os tripulantes vão realizar 22 pesquisas “projetadas para ajudar a promover as capacidades da humanidade para a exploração espacial de longa duração e a compreensão da saúde humana no espaço”, informou a SpaceX em uma página da internet dedicada à missão.

Depois da decolagem, o foguete da SpaceX voará em direção ao sul, cumprindo um trajeto inédito para missões tripuladas. De acordo com o vice-presidente da empresa, Jon Edwards, o mais próximo que um astronauta já chegou de observar os polos ocorreu durante as primeiras missões soviéticas, com cosmonautas como Yuri Gagarin.

Assista ao momento em que a cápsula se separa do foguete (37s):

Segundo a CNN, poucos minutos após a decolagem, o propulsor do 1º estágio do foguete Falcon 9, que fornece a explosão inicial de energia na decolagem, separou-se do 2º estágio (ou estágio superior) do foguete e retornou para o pouso em uma barcaça marítima.

A parte superior do foguete, então, acionou seu próprio motor e começou a impulsionar a tripulação para velocidades orbitais (superiores a 28.000 km/h) colocando os 4 tripulantes na direção dos polos da Terra, onde sobrevoarão a uma altura de cerca de 440 km.

Confira a trajetória da missão Fram2 (20s):

Wang, que nasceu na China e, em 2023, publicou em suas redes sociais que se tornou cidadão maltês, foi um dos fundadores de um grande pool de mineração de bitcoin, o F2Pool. “Minha trajetória pessoal foi baseada na curiosidade e no fascínio em ultrapassar limites”, afirmou durante uma transmissão ao vivo do X (ex-Twitter), também de Elon Musk, na 6ª feira (25.mar). “Quando criança, eu costumava olhar para o espaço em branco na parte inferior do mapa-múndi, imaginando o que havia lá”, disse.


Leia mais:

  • Foguete alemão cai e explode segundos após lançamento
  • Impasse entre Elon Musk e Itália trava contrato de 1,5 bi de euros
  • SpaceX anuncia viagem a Marte com robô humanoide em 2026
  • Nasa e SpaceX lançam foguete para trazer de volta astronautas
  • Falha hidráulica adia missão da SpaceX à Estação Espacial
  • Explosão de foguete SpaceX interrompe voos na Flórida
  • Assista ao vídeo do pouso histórico de módulo da Firefly na Lua
Adicionar aos favoritos o Link permanente.