PSB aciona Justiça contra governador do DF por compra do Master

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) enviou uma representação ao MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) nesta 3ª feira (1.abr.2025) contra o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e do presidente do BRB (Banco de Brasília) Paulo Henrique Costa, por causa da compra de 58% das ações do Banco Master pela instituição estatal.

Na ação, a sigla argumenta que a operação apresenta “alto potencial de risco” e pode configurar uma “ofensa à probidade administrativa” e um “crime contra o patrimônio público”. Eis a íntegra do documento (PDF — 213 kB).

Na petição, o PSB questiona a viabilidade da aquisição e cita reportagens que afirmam que “outros bancos privados analisaram o Master, mas não demonstraram interesse na compra após identificarem ativos problemáticos na instituição, como precatórios e Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com rendimentos elevados”.

O partido também critica o fato de o empresário Daniel Vorcaro, atual presidente do Master, permanecer no comando da instituição depois da transação.

A sigla levanta suspeitas sobre a motivação da operação e sugere que a compra pode ser um “resgate político-financeiro patrocinado pelo contribuinte”. No documento, afirma que a negociação representa “a salvação de um banqueiro e de quem estava exposto demais ao Master para deixá-lo afundar”.

A pergunta que ressoa como fundamental é: por que um banco estatal compraria o Master, sendo este um ativo que ninguém mais quer? A real motivação –jamais dita em público– é simples: salvar o banqueiro. E, talvez, salvar também quem estava exposto demais ao Master para deixá-lo afundar. Ou seja, tal operação é um verdadeiro resgate político-financeiro patrocinado pelo contribuinte”, questiona o partido.

O PSB solicita que o MPDFT instaure um procedimento para apurar possíveis irregularidades na operação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.