Pedágio sem cancela: como o Free Flow completa dois anos com crescimento recorde e chega à Dutra

A tecnologia de pedágio Free Flow, que permite a cobrança automática sem necessidade de paradas, completa dois anos de operação no Brasil. Implantado pela primeira vez na BR-101 (Rio-Santos), o sistema eliminou as praças de pedágio tradicionais e passou a utilizar pórticos com sensores que identificam os veículos em movimento.

Pontos Principais:

  • Free Flow está presente em 7 rodovias e 13 pórticos no país.
  • Mais da metade dos motoristas da Grande SP e litoral Norte já conhecem a tecnologia.
  • Previsão de 42 pórticos até o fim de 2025 e 148 até 2026.
  • 60% dos motoristas ainda não entendem o funcionamento do sistema na Dutra.

O crescimento da aceitação do Free Flow foi confirmado por uma pesquisa do Sem Parar, feita entre os dias 19 e 25 de março de 2025 com 583 motoristas das regiões metropolitanas de São Paulo e do litoral Norte. Os dados mostram que 6 em cada 10 condutores dessas regiões já conhecem a tecnologia.

O índice de conhecimento aumentou 104% entre março de 2024 e março de 2025, passando de 27% para 55%. O crescimento mais acentuado foi entre março e dezembro de 2024, período em que o conceito se tornou mais conhecido entre os motoristas locais.

O pedágio Free Flow completa dois anos no Brasil com 55% dos motoristas da Grande SP e litoral Norte já familiarizados com a tecnologia, segundo pesquisa do Sem Parar - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O pedágio Free Flow completa dois anos no Brasil com 55% dos motoristas da Grande SP e litoral Norte já familiarizados com a tecnologia, segundo pesquisa do Sem Parar – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O número de pessoas que afirmam entender como funciona o sistema também aumentou, com uma evolução de 35% no mesmo intervalo de tempo. Já o uso efetivo do Free Flow cresceu 131%: em março de 2024, apenas 13% dos entrevistados haviam passado por um pórtico automático, percentual que subiu para 30% em março de 2025.

Desde sua estreia em março de 2023, o sistema já foi implementado em sete rodovias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Atualmente, o Brasil conta com 13 pórticos ativos. A expectativa é que até o final de 2025 esse número suba para 42, chegando a 148 a partir de 2026.

A expansão mais recente será na Via Dutra, onde o sistema será implantado entre Arujá e São Paulo até maio de 2025. Segundo a mesma pesquisa, 58% dos motoristas já ouviram falar da chegada do Free Flow na rodovia, mas 60% ainda não sabem exatamente como funciona.

Mesmo com o avanço na popularização, a falta de informação sobre o funcionamento da tecnologia é um desafio. A maioria dos condutores que conhecem o nome ainda não compreende completamente a lógica de cobrança automática baseada em sensores, o que pode afetar a adesão inicial ao novo modelo na Dutra.

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O Free Flow já é usado em países como Chile, Espanha, Portugal e Suécia. Sua principal promessa é reduzir congestionamentos e eliminar paradas obrigatórias para pagamento. No Brasil, a adoção tem sido associada à melhoria do fluxo de veículos em trechos rodoviários de grande movimentação.

A pesquisa foi conduzida com margem de erro de 4,06% e nível de confiança de 95%, abrangendo 39 municípios das regiões estudadas. O Sem Parar não apenas analisou o grau de conhecimento dos motoristas como também avaliou a percepção de agilidade, sendo que 95% dos entrevistados consideraram que a tecnologia trouxe melhorias nesse aspecto.

A expectativa das concessionárias e do governo é que a ampliação do Free Flow contribua para a modernização da infraestrutura rodoviária do país, simplificando processos de cobrança e melhorando a experiência de quem trafega pelas principais vias.

Fonte: CCR, Terra e GovBr.

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