OpenAI planeja lançar modelo “aberto” de IA nos próximos meses

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou que está desenvolvendo de um modelo de inteligência artificial com pesos abertos. A ferramenta terá capacidades de linguagem e raciocínio e poderá ser executada em equipamentos locais, sem depender da nuvem. O lançamento deve acontecer nos próximos meses.

O que é um modelo de pesos abertos?

Modelos de inteligência artificial são compostos de diversos parâmetros, resultado de treinamentos com grandes quantidades de dados. São estes parâmetros que determinam como o modelo se comporta.

Alguns deles têm importância menor, isto é, um “peso” menor; outros, porém, são mais relevantes, tendo um “peso” maior. Um modelo de pesos abertos (“open-weight model”, no inglês), portanto, é aquele que divulga como usa os parâmetros para chegar às respostas.

Isso é diferente de um modelo de código aberto. Um modelo de pesos abertos não revela os algoritmos usados no treinamento, ou mesmo os dados usados nessa parte do processo.

Um modelo de pesos abertos pode ser “reconstruído” em hardware local e dados mais específicos. Assim, com alguns ajustes, uma empresa poderia reutilizar um destes modelos com suas próprias informações, o que pode ser mais barato que usar serviços na nuvem.

Por que a OpenAI tomou esta decisão?

A decisão de abrir parte do próximo modelo segue os passos da Meta e da chinesa DeepSeek, que adotaram este esquema para suas tecnologias.

Essas tecnologias podem roubar uma fatia de mercado da OpenAI e de suas soluções pagas. Como nota o TechCrunch, o Llama, da Meta, chegou a 1 bilhão de downloads em março.

Em janeiro de 2025, Altman declarou que a OpenAI esteve “do lado errado da história” e deve encontrar uma abordagem diferente para o código aberto. Ele admite que este assunto não é consenso na empresa e que não é a maior prioridade no momento.

Kevin Weil, chefe de produto da OpenAI, disse na ocasião que a companhia estava avaliando abrir os pesos de modelos antigos, que não são mais o que há de melhor no mercado.

Com informações da Cnet e TechCrunch

OpenAI planeja lançar modelo “aberto” de IA nos próximos meses

Adicionar aos favoritos o Link permanente.