Governo dos EUA inicia cortes de 10.000 funcionários da saúde

O governo dos Estados Unidos iniciou nesta 3ª feira (1º.abr.2025) as demissões de 10.000 funcionários de agências de saúde, incluindo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, da Administração de Alimentos e Medicamentos e dos Institutos Nacionais de Saúde. As informações são da Reuters

Na manhã desta 3ª feira (1º.abr), seguranças dos prédios barraram os crachás de diversos funcionários na entrada e os orientaram a devolver a identificação e voltar para casa. Em alguns casos, os gestores os informaram por e-mail de que suas demissões não refletiam em seu serviço, desempenho ou conduta.

Na 5ª feira (27.mar), o Departamento de Saúde e Serviços Humanos anunciou os cortes. A “reestruturação drástica” faz parte da política do presidente Donald Trump (Republicano) para reduzir o quadro de funcionários dos departamentos e agências federais.

Segundo o departamento, a mudança economizará US$ 1,8 bilhão anualmente, sem afetar os serviços essenciais. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 127 kB, em inglês).

A decisão é somada aos 10.000 funcionários que saíram voluntariamente. Com isso, a força de trabalho que contava com cerca de 82.000 funcionários foi para 62.000.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.