Copilot+: Microsoft enfim expande IA em notebooks com chip Intel ou AMD

Mais uma da série “antes tarde do que mais tarde”: a Microsoft finalmente começou a liberar recursos de IA de modo amplo em notebooks Copilot+ equipados com chips da Intel ou da AMD. Até então, apenas laptops com chips Qualcomm Snapdragon X tinham acesso completo a essas funções.

Para ser considerado um Copilot+, isto é, um PC capaz de executar determinadas tarefas de inteligência artificial de modo local, a máquina deve atender a uma série de requisitos de hardware, entre eles, ter um processador acompanhado de uma NPU (Unidade de Processamento Neural) de 40 TOPS ou mais.

Os chips das linhas Intel Core Ultra 200V, AMD Ryzen AI 300 e Snapdragon X contam com NPUs que atendem a esse requisito mínimo. Apesar disso, as duas primeiras séries não tinham acesso ao mesmo conjunto de recursos de IA para Windows 11 que já funcionava com os chips da Qualcomm.

Pois bem, a Microsoft anunciou a liberação dos tais recursos de IA para notebooks com Core Ultra 200V ou AMD Ryzen AI 300. Tudo o que o usuário precisa fazer para ter acesso a eles é esperar o Windows 11 ser atualizado em seu laptop nas próximas semanas.

Quais são os recursos de IA que a Microsoft está liberando?

São vários recursos. Os principais são estes:

  • Live Captions: usa IA para fazer legendagem de transmissões por vídeo ou áudio em tempo real, bem como traduções. No momento, funciona somente traduzindo e legendando para o inglês;
  • Cocreator no Paint: cria imagens artísticas a partir de instruções de texto dadas pela usuário (prompts);
  • Image Creator e Restyle Image no aplicativo Fotos: permite que o usuário recrie ou aplique estilos em fotos com ajuda da inteligência artificial.

PCs Copilot+ com chip AMD ou Intel também podem, desde o ano passado, ter acesso ao Recall, que registra capturas de tela de ações no Windows 11, criando um histórico em forma de linha do tempo. Contudo, esse recurso ainda está em teste, razão pela qual não fez parte deste anúncio.

A Microsoft também revelou algumas funcionalidades de IA que, por ora, estão disponíveis apenas para computadores com chips Snapdragon X. É o caso do suporte a chinês na função Live Captions.

O Voice Access é outro exemplo. Essa ferramenta de acessibilidade permite comandar funções do computador a partir de comandos de voz. Ela foi atualizada para suportar o uso de uma “linguagem mais descritiva e flexível”, mas, no momento, só está disponível em notebooks Copilot+ com chips da Qualcomm.

Copilot+: Microsoft enfim expande IA em notebooks com chip Intel ou AMD

Adicionar aos favoritos o Link permanente.