Lituânia encontra os corpos dos 3 soldados desaparecidos dos EUA

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, disse nesta 2ª feira (31.mar.2025) em uma publicação no X (ex-Twitter) que encontrou 3 soldados mortos dos Estados Unidos que estavam desaparecidos no país. O líder lituano disse que a equipe de busca continuará a operação para resgatar um 4º soldado que estava junto aos demais.

“Foi com profunda tristeza e pesar que recebi a notícia da trágica perda de três soldados dos EUA durante um exercício de treinamento liderado pelos EUA na Lituânia”, disse Nauseda, que citou o presidente norte-americano, Donald Trump (Republicano), e mandou condolências pelas perdas.

Um comunicado do Exército dos EUA na Europa e na Ásia detalhou os desaparecimentos. Sem revelar a identidade dos soldados, a nota disse que as forças norte-americanas sumiram em 25 de março enquanto pilotavam um veículo blindado, a missão era buscar e rebocar outro carro blindado. Eis a íntegra (PDF – 385 kB, em inglês).

A equipe de resgate encontrou o veículo dos soldados, 1 dia depois, submerso em um pântano. As forças dos EUA, que cooperaram junto com Lituânia e Polônia, demoraram 6 dias para retirar o veículo de 63 toneladas que estava preso no terreno.

“Gostaria de elogiar pessoalmente os esforços heroicos dos grupos de busca e, especialmente, de nossos aliados lituanos que foram fundamentais nos esforços de recuperação […] No entanto, os esforços de busca e recuperação não estão completos –eles continuarão até que tragamos todos os nossos soldados para casa”, disse o general Curtis Taylor, comandante da Task Force Iron e da 1ª Divisão Blindada.

O governo lituano recebe soldados norte-americanos para missões de treinamento na região de Pabrade, que fica próxima a Rússia e foi o local onde ocorreu os desaparecimentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.