Honda levanta três SUVs com guindaste para testar resistência dos novos ganchos de reboque

Não é todo dia que você vê três SUVs balançando no ar como se estivessem numa pescaria gigante. Mas a Honda resolveu inovar: pendurou três unidades do Passport TrailSport 2026 em série, a 30 metros de altura, como quem diz “me segura que lá vem peso”.

Pontos Principais:

  • Honda pendura três SUVs Passport TrailSport 2026 a 30 metros de altura para demonstrar resistência dos novos ganchos de reboque.
  • Ganchos dianteiros são feitos de ferro fundido, com sistema de laço fechado e fixação direta à estrutura do veículo.
  • Componentes contam com mecanismo de ruptura programada para minimizar danos em colisões frontais.
  • Chassi do SUV recebeu reforços, com aumento de 75% na rigidez dianteira e 50% na traseira.
  • Instalação dos ganchos é realizada com ferramentas de torque elétrico de alta precisão na fábrica da Honda no Alabama.

A cena lembra um truque de circo automotivo, mas o objetivo era bem técnico: mostrar que os novos ganchos de reboque não são só enfeite pintado de laranja. Eles aguentam o tranco — ou, nesse caso, o peso de dois irmãos pendurados na traseira. A empresa jura que nenhum SUV foi machucado durante o experimento.

A Honda colocou três SUVs Passport TrailSport 2026 no alto, pendurados por um guindaste. A ideia foi mostrar, de forma visual, a força dos novos ganchos de reboque do modelo.
A Honda colocou três SUVs Passport TrailSport 2026 no alto, pendurados por um guindaste. A ideia foi mostrar, de forma visual, a força dos novos ganchos de reboque do modelo.

No campo de provas da Honda, na Califórnia, a demonstração arrancou mais que olhares curiosos: trouxe também dados de engenharia, reforços estruturais e até um sistema que deixa os ganchos se soltarem “com classe” em caso de colisão. Se alguém achava que isso era só mais um acessório off-road, agora está no alto… literalmente.

Estrutura, reforços e conceito técnico

A cena foi registrada no campo de provas da Honda, na Califórnia. Os três SUVs foram suspensos em série, conectados entre si, como parte de um experimento técnico da montadora.
A cena foi registrada no campo de provas da Honda, na Califórnia. Os três SUVs foram suspensos em série, conectados entre si, como parte de um experimento técnico da montadora.

A base estrutural do Honda Passport TrailSport 2026 passou por alterações com foco em aumento de resistência. A rigidez foi elevada em 75% na parte dianteira e 50% na traseira, conforme divulgado pela fabricante. Essas modificações visam melhorar a performance do SUV em terrenos acidentados e também auxiliar na resistência dos novos componentes de reboque.

Os ganchos dianteiros são pintados em laranja, projetados em ferro fundido e instalados diretamente na estrutura do veículo. O sistema utiliza um laço fechado, método que proporciona maior estabilidade no ponto de ancoragem. Até a linha anterior do modelo, os pontos de reboque ficavam escondidos sob a proteção inferior da carroceria.

As versões TrailSport e TrailSport Elite, utilizadas na ação de suspensão, não apresentaram nenhuma modificação além da remoção de fluidos para segurança. Todo o restante foi mantido com as especificações originais, reforçando que a exibição não exigiu adaptações específicas para o evento.

Engenharia de reboque e ruptura controlada

Os ganchos dianteiros são feitos de ferro fundido, com laço fechado e montagem direta no chassi. São pintados em laranja para facilitar a visualização e o acesso em trilhas.
Os ganchos dianteiros são feitos de ferro fundido, com laço fechado e montagem direta no chassi. São pintados em laranja para facilitar a visualização e o acesso em trilhas.

Um dos pontos centrais da apresentação técnica foi o novo sistema de ruptura programada dos ganchos dianteiros. Em caso de colisão frontal, os parafusos de fixação foram projetados para deslizar e se romper de forma controlada. A intenção é evitar picos de força G, reduzindo o impacto sobre componentes eletrônicos localizados na parte dianteira do veículo.

Esse sistema foi patenteado pela Honda e passou a integrar de série os modelos TrailSport e TrailSport Elite. Segundo informações da montadora, a presença da tecnologia não alterou as classificações de segurança desses modelos em relação à versão base RTL. O sistema de ruptura programada não está presente nos ganchos traseiros, que são conectados diretamente ao engate de reboque de classe 3, incorporado à estrutura.

Na prática, os ganchos traseiros têm função mais voltada ao transporte e puxada de carga, enquanto os dianteiros atuam principalmente em situações de recuperação e manobras em trilhas. A diferença de fixação entre eles está relacionada à exposição ao impacto e ao tipo de esforço suportado.

Processo de fabricação e controle de montagem

A principal inovação está no sistema de ruptura programada. Em caso de colisão frontal, os parafusos deslizam e se rompem de forma controlada para evitar danos maiores.
A principal inovação está no sistema de ruptura programada. Em caso de colisão frontal, os parafusos deslizam e se rompem de forma controlada para evitar danos maiores.

A instalação dos novos ganchos de reboque é realizada com ferramentas de torque elétrico de alta precisão. O processo ocorre na fábrica da Honda localizada no estado do Alabama, nos Estados Unidos. A adoção dessa tecnologia permite garantir que os componentes sejam montados com níveis exatos de pressão e fixação.

Com o reforço estrutural e os novos pontos de ancoragem, a linha TrailSport do Passport se posiciona como versão mais voltada ao uso em trilhas, com recursos que permitem encarar condições adversas com maior segurança e controle. O uso de cores visíveis como o laranja tem também uma função prática, facilitando a identificação dos pontos de reboque em situações reais de resgate ou travessia.

Além disso, os reforços introduzidos no chassi contribuem para distribuir de forma mais equilibrada o peso do veículo em situações de elevação ou tração forçada, como demonstrado na suspensão dos três SUVs durante a ação promovida pela marca.

Estratégia de comunicação e posicionamento técnico

Os ganchos traseiros não contam com esse sistema, pois ficam mais protegidos. Eles são presos diretamente ao engate de reboque de classe 3, integrado à estrutura do SUV.
Os ganchos traseiros não contam com esse sistema, pois ficam mais protegidos. Eles são presos diretamente ao engate de reboque de classe 3, integrado à estrutura do SUV.

A escolha por uma ação visual com impacto imediato nas redes sociais foi acompanhada pela divulgação de um vídeo técnico com detalhes sobre o projeto. A intenção da Honda foi transformar uma atualização técnica em uma apresentação concreta, visualmente impactante, mas respaldada por engenharia e dados de performance.

A ação reforça o novo posicionamento do Passport TrailSport como produto com foco mais direto em capacidades off-road. Com o lançamento da linha 2026, a marca passa a destacar não apenas elementos estéticos, mas também características técnicas como a rigidez estrutural e a engenharia de reboque.

Ao adotar esse tipo de abordagem, a empresa procura diferenciar o modelo no mercado de SUVs médios, ampliando sua identidade como um produto voltado à funcionalidade em trilhas e percursos com obstáculos, sem comprometer os níveis de segurança exigidos para o uso urbano e rodoviário.

Repercussão e estratégia de engenharia aplicada

A instalação dos ganchos é feita com torque elétrico de precisão, na fábrica do Alabama. A Honda usou o experimento para mostrar que resistência também pode virar espetáculo.
A instalação dos ganchos é feita com torque elétrico de precisão, na fábrica do Alabama. A Honda usou o experimento para mostrar que resistência também pode virar espetáculo.

A repercussão da suspensão dos três SUVs foi imediata, tanto na imprensa especializada quanto nas redes sociais. A imagem dos veículos pendurados gerou grande volume de compartilhamentos e comentários. A abordagem da Honda uniu demonstração prática e narrativa técnica, destacando o foco em engenharia sem abrir espaço para elementos promocionais convencionais.

O projeto técnico dos ganchos de reboque foi desenvolvido para alinhar resistência com comportamento seguro em situações extremas. A demonstração serviu como forma de comprovar que os componentes são capazes de suportar o dobro do peso do veículo, mesmo em situações de carga vertical.

Esse tipo de ação também funciona como ferramenta de validação visual dos projetos de engenharia, permitindo que características estruturais sejam apresentadas de forma objetiva ao público, com base em testes controlados e realizados com unidades de produção regular.

Fonte: Hondanews, Noticiasaominuto, Record e Noticiasautomotivas.

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