Crédito do Trabalhador: como realmente aproveitar o programa?

Com a chegada do Crédito do Trabalhador, milhares de brasileiros estão buscando alternativas para conseguir dinheiro extra com melhores condições de pagamento. 

O programa, que permite contratar créditos consignados com desconto direto na folha de pagamento de trabalhadores com carteira assinada, promete juros mais baixos e condições acessíveis. 

Mas, diante de tantas opções, como saber qual proposta realmente vale a pena?

Confira como aproveitar o Crédito do Trabalhador, avaliando as propostas disponíveis, entendendo os riscos e aprendendo a contratar de forma segura.

O que é Crédito do Trabalhador?

O Crédito do Trabalhador é um novo formato de Empréstimo consignado, criado para trabalhadores CLT. 

Essa modalidade oferece condições mais facilitadas e acessíveis que os créditos convencionais, como o empréstimo pessoal, cheque especial, rotativo do cartão de crédito, entre outros.

Isso tudo por conta das taxas de juros mais atrativas e prazos maiores. 

Além disso, o desconto das parcelas direto na folha de pagamento reduz o risco de inadimplência, o que facilita a aprovação e melhora as condições oferecidas.

O Crédito do Trabalhador foi criado para facilitar o acesso a recursos financeiros para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada. 

Além disso, empregados rurais, domésticos com carteira assinada, trabalhadores assalariados de MEI (Microempreendedor Individual) que atuem como contratados CLT, também podem contratar esse tipo de crédito.

Esses profissionais podem solicitar o crédito diretamente pela Carteira de Trabalho Digital, que se conecta com mais de 80 instituições financeiras autorizadas pelo Ministério do Trabalho. 

O limite deste novo crédito tem base na margem consignável, de até 35% do salário disponível, que limita o valor que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas acordadas. 

Além disso, o novo Consignado privado pode ser parcelado em até 96* vezes.

*Consulte as condições com a instituição financeira

Atenção: as condições de parcelamento podem apresentar erros no CTPS Digital na hora da contratação. A Dataprev está trabalhando na correção, porém ainda sem prazo definido.

Quais propostas realmente valem a pena?

Com o alto volume de ofertas, é natural que surjam dúvidas sobre qual é a melhor opção no Crédito do Trabalhador. 

Para ajudar nesse processo, o governo disponibilizou simuladores no próprio app da Carteira de Trabalho Digital, onde é possível analisar as propostas de diferentes instituições financeiras.

Confira algumas dicas sobre o que observar antes de escolher uma proposta:

  • Nome do banco ou financeira: opte por instituições com boa reputação no mercado
  • Taxa de juros: compare as opções em busca da taxa mais atrativa
  • Valor final do empréstimo: veja quanto você vai pagar ao final do contrato
  • Valor das parcelas: deve caber no seu orçamento mensal
  • Prazo de pagamento: considere o tempo necessário para quitar, sem que isso prejudique o seu orçamento pessoal

Após receber as propostas pelo app, basta acessar a área de empréstimos. Lá, cada oferta estará detalhada, permitindo que o trabalhador veja:

  • O valor ofertado pelo banco
  • O valor de cada parcela mensal
  • A taxa de juros aplicada em cada proposta

A grande vantagem do programa é permitir ao trabalhador comparar diferentes propostas e escolher a mais econômica. É uma forma prática e segura de evitar cair em armadilhas de crédito com juros abusivos.

Como realmente aproveitar o Crédito do Trabalhador?

Apesar do entusiasmo inicial, é preciso paciência. Muitos bancos ainda não estão 100% operacionais dentro do sistema da Carteira de Trabalho Digital. 

Alguns optaram por não oferecer esse novo formato de crédito, enquanto outros enfrentam problemas técnicos que atrasaram a liberação das propostas nos primeiros dias do programa.

Hoje, alguns usuários relatam que receberam poucas propostas ou com valores abaixo do simulado. A situação acontece por causa deste período de adaptação entre as financeiras e o aplicativo, o esperado é que normalize nas próximas semanas.

Como contratar o Crédito do Trabalhador direto com um banco?

A contratação do Crédito do Trabalhador direta com bancos está prevista para o dia 21 de abril.

Inicialmente, as ofertas são exclusivamente por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. 

Nesse processo, o trabalhador autoriza as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessarem seus dados para ofertarem propostas de crédito e pode escolher a melhor opção.

Sendo assim, futuramente, o nosso Consignado privado também estará disponível aqui na meutudo, em parceria com a Parati Financeira, diretamente em nosso aplicativo.

Para quem está simulando o Crédito do Trabalhador pelo app da CTPS Digital: as propostas de crédito da meutudo aparecem com o nome da Parati Financeira.

Como ficar por dentro das atualizações desse crédito?

Se você tem interesse no novo Empréstimo consignado privado, pode ficar por dentro das novidades de forma simples.

Basta acessar nossa página sobre o Crédito do Trabalhador e clicar em “Quero receber atualizações”. Você será notificado em primeira mão sobre as novidades e novos lançamentos.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre empréstimos e outros assuntos,  cadastre-se gratuitamente no formulário  para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.