Tudo o que você precisa saber antes de comprar um Ford EcoSport Titanium 2.0 automático 2019 usado; veja preço, fotos e ficha técnica

O Ford EcoSport Titanium 2.0 automático 2019 continua sendo uma escolha relevante entre os SUVs compactos usados no Brasil, sobretudo para quem busca conforto no dia a dia e motor com desempenho superior à média da categoria. Com 176 cv quando abastecido com etanol e câmbio automático de seis marchas, ele é especialmente indicado para uso urbano e viagens esporádicas, oferecendo condução estável, posição de dirigir elevada e bom pacote de equipamentos, como teto solar, bancos de couro e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 com bom desempenho e câmbio automático de seis marchas.
  • Indicado para uso urbano e viagens esporádicas, com bom nível de conforto.
  • Suspensão pode apresentar ruídos e desgaste prematuro em unidades mal cuidadas.
  • Verificar histórico de manutenção, funcionamento da eletrônica e do câmbio antes da compra.
  • Porta-malas com abertura lateral pode ser incômodo em vagas apertadas.

No entanto, é importante considerar que o modelo não está livre de críticas. O porta-malas com abertura lateral pode dificultar o acesso em espaços apertados, e o isolamento acústico é apenas razoável. Além disso, relatos de ruídos internos e desgaste prematuro de componentes da suspensão são comuns em unidades mal conservadas. Por outro lado, o acabamento interno, o bom desempenho do motor 2.0 e a lista generosa de itens de série são pontos positivos que mantêm o EcoSport Titanium competitivo no mercado de seminovos.

Esse SUV compacto usado é ideal para quem busca conforto no uso urbano, desempenho elevado e bom nível de equipamentos, sem abrir mão da posição de dirigir elevada e segura.
Esse SUV compacto usado é ideal para quem busca conforto no uso urbano, desempenho elevado e bom nível de equipamentos, sem abrir mão da posição de dirigir elevada e segura.

Para quem pensa em adquirir um EcoSport Titanium 2019, a recomendação é verificar o histórico completo de revisões, preferencialmente em concessionárias Ford, e checar o estado da suspensão, freios e caixa de direção. Avaliar o funcionamento da eletrônica embarcada e do câmbio automático também é fundamental, assim como inspecionar teto solar e vedação de portas. Fazer um test-drive atento aos ruídos e funcionamento da transmissão pode evitar surpresas desagradáveis. Uma boa dica é procurar exemplares com baixo número de donos e quilometragem compatível com o ano.

Desempenho, motor e potência

Motor 2.0 flex de 176 cv no etanol e 170 cv na gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 s e atinge até 180 km/h. Aspiração natural e injeção direta com comando duplo.
Motor 2.0 flex de 176 cv no etanol e 170 cv na gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 s e atinge até 180 km/h. Aspiração natural e injeção direta com comando duplo.

Este modelo utiliza motorização de 1.999 cm³, com instalação dianteira e disposição transversal. O bloco é composto por quatro cilindros em linha, com aspiração natural e alimentação por injeção direta. A unidade motriz conta com comando de válvulas duplo no cabeçote, com tuchos mecânicos e variação de fase na admissão e no escape.

A potência máxima atinge 176 cv quando abastecido com etanol, ou 170 cv com gasolina, ambos entregues a 6.500 rpm. O torque também varia conforme o combustível, sendo de 22,5 kgfm com etanol e 20,6 kgfm com gasolina, sempre a 4.500 rpm. A razão de compressão é de 12:1, com curso do pistão de 83,1 mm e diâmetro de 87,5 mm.

O desempenho é satisfatório para o segmento, com aceleração de 0 a 100 km/h registrada em 9,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. O conjunto mecânico trabalha em conjunto com a plataforma B-Car e tração dianteira, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas identificado pelo código 6F35, com acoplamento via conversor de torque.

Consumo e autonomia

Consumo urbano 6,1 km/l (E) e 8,8 km/l (G). Rodoviário: 8,3 km/l (E) e 12 km/l (G). Tanque de 52 litros garante autonomia de até 624 km, dependendo do combustível.
Consumo urbano 6,1 km/l (E) e 8,8 km/l (G). Rodoviário: 8,3 km/l (E) e 12 km/l (G). Tanque de 52 litros garante autonomia de até 624 km, dependendo do combustível.

No uso urbano, os dados de consumo mostram eficiência moderada. Com etanol, o consumo é de 6,1 km/l na cidade, enquanto com gasolina o número sobe para 8,8 km/l, oferecendo uma alternativa mais econômica para o dia a dia.

Em trajetos rodoviários, o consumo com etanol é de 8,3 km/l. Já com gasolina, o desempenho melhora para 12 km/l, refletindo maior autonomia e eficiência em viagens longas. Esses números, embora dentro da média do segmento, são superados por modelos de menor cilindrada.

A autonomia é de 317 km no ciclo urbano com etanol e 432 km no ciclo rodoviário. Abastecido com gasolina, a autonomia aumenta para 458 km na cidade e 624 km na estrada, com base no tanque de combustível de 52 litros.

Interior

Câmbio automático de 6 marchas com trocas no volante, tração dianteira e direção elétrica leve. Condução confortável na cidade e estável em velocidade de cruzeiro.
Câmbio automático de 6 marchas com trocas no volante, tração dianteira e direção elétrica leve. Condução confortável na cidade e estável em velocidade de cruzeiro.

O interior oferece configuração para cinco ocupantes e quatro portas, com bancos revestidos em couro e banco traseiro bipartido e rebatível. O banco do motorista possui ajuste de altura e apoio de braço, enquanto os cintos têm regulagem de altura. O volante traz ajustes de profundidade e altura, além de comandos multifuncionais.

Interior confortável com bancos em couro, ar automático, espaço para 5 ocupantes, controle de cruzeiro e direção elétrica. Sete airbags garantem maior proteção.
Interior confortável com bancos em couro, ar automático, espaço para 5 ocupantes, controle de cruzeiro e direção elétrica. Sete airbags garantem maior proteção.

Em termos de conforto, o modelo é equipado com ar-condicionado automático de zona única, ar quente, direção com assistência elétrica e sistema de chave presencial. Conta também com teto solar elétrico, faróis com acendimento automático e limpador de para-brisa com acionamento automático.

Porta-malas com 356 litros e capacidade de carga útil de 376 kg. Com assentos rebatíveis, amplia a versatilidade para bagagens e uso familiar no dia a dia.
Porta-malas com 356 litros e capacidade de carga útil de 376 kg. Com assentos rebatíveis, amplia a versatilidade para bagagens e uso familiar no dia a dia.

No quesito tecnologia e entretenimento, há sistema de som premium com navegador GPS, conexão USB, Bluetooth, espelhamento de celular, computador de bordo e termômetro do líquido de arrefecimento. A presença do retrovisor interno fotocrômico, comandos elétricos nos vidros, retrovisores e travas complementam a lista de comodidades. A carga útil é de 376 kg e o porta-malas possui capacidade de 356 litros.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais. Na traseira, utiliza eixo de torção também com molas helicoidais, uma solução comum no segmento que privilegia espaço e custo. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor, o que pode ser considerado um ponto de atenção por alguns consumidores.

O peso em ordem de marcha é de 1.359 kg, com distribuição proporcional à proposta do veículo. A direção possui assistência elétrica, proporcionando leveza em manobras urbanas e controle em velocidades mais altas, com um diâmetro de giro de 10,6 metros.

Os pneus são de medida 205/50 R17, com altura de flanco de 103 mm nas quatro rodas. O estepe mantém a mesma medida, algo pouco comum em modelos da categoria. A altura mínima do solo é de 200 mm, com ângulos de entrada de 21,5°, central de 19° e saída de 31,5°, permitindo uso em terrenos levemente irregulares.

Preços aproximados do Ford EcoSport 2019

  • Ford EcoSport SE Direct 1.5 Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 69 mil
  • Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 70 mil
  • Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2019 – Preço Aproximado: R$ 70 mil
  • Ford EcoSport Freestyle Plus 1.5 Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 71 mil
  • Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Mec. 2019 – Preço Aproximado: R$ 72 mil
  • Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 72 mil
  • Ford EcoSport SE 2.0 16V Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 76 mil
  • Ford EcoSport Titanium 1.5 12V Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 76 mil
  • Ford EcoSport Titanium 2.0 16V Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 78 mil
  • Ford EcoSport Storm 2.0 4WD 16V Flex 5p Aut. 2019 – Preço Aproximado: R$ 79 mil

Ficha Técnica do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2019

Pontos negativos: suspensão ruidosa em pisos ruins, acabamento interno simples, porta-malas com abertura lateral e falhas pontuais em itens eletrônicos em carros sem manutenção.
Pontos negativos: suspensão ruidosa em pisos ruins, acabamento interno simples, porta-malas com abertura lateral e falhas pontuais em itens eletrônicos em carros sem manutenção.

Geral

  • Ano: 2019
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: B-Car

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 500 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 87,5 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 83,1 mm
  • Deslocamento: 1999 cm³
  • Potência máxima: 176 cv (A) / 170 cv (G) a 6500 rpm
  • Código do motor: Duratec
  • Torque máximo: 22,5 kgfm (A) / 20,6 kgfm (G) a 4500 rpm
  • Peso/potência: 7,72 kg/cv
  • Torque específico: 11,3 kgfm/litro
  • Peso/torque: 60,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 88,0 cv/litro
  • Rotação máxima: 6850 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: 6F35
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Traseiros: 205/50 R17
  • Estepe: 205/50 R17
  • Altura do flanco: 103 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4269 mm
  • Largura: 1765 mm
  • Distância entre-eixos: 2519 mm
  • Altura: 1693 mm
  • Bitola dianteira: 1524 mm
  • Bitola traseira: 1538 mm
  • Porta-malas: 356 litros
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Peso: 1359 kg
  • Carga útil: 376 kg
  • Altura mínima do solo: 200 mm
  • Ângulo de entrada: 21,5 graus
  • Ângulo de saída: 31,5 graus
  • Ângulo central: 19 graus

Aerodinâmica

  • Área frontal: 2,54 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,35
  • Área frontal corrigida: 0,889 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,5 s

Consumo

  • Urbano: 6,1 km/l (A) / 8,8 km/l (G)
  • Rodoviário: 8,3 km/l (A) / 12 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 317 km (A)
  • Rodoviária: 432 km (A) / 624 km (G)

Equipamentos do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2019

Sete airbags, controle de tração e estabilidade, alerta de ponto cego, chave presencial, som Sony, GPS, espelhamento, sensores e câmera. Equipado e tecnológico.
Sete airbags, controle de tração e estabilidade, alerta de ponto cego, chave presencial, som Sony, GPS, espelhamento, sensores e câmera. Equipado e tecnológico.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de xenônio
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Alerta de ponto cego
  • Chamada de assistência de emergência

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas/console climatizado
  • Grade dianteira ativa

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 12 volts
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Sistema de som premium Sony

Fonte: Ford, Wikipedia, OLX, Icarros, Webmotors e Mobiauto.

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