Sem manutenção, delegacias na região de Ribeirão Preto acumulam sinais de abandono


Paredes descascadas, salas com falta de iluminação e entrada sem acessibilidade estão entre os problemas. Prédios onde estão delegacias em Ribeirão Preto, SP, sofrem com falta de manutenção
O prédio histórico localizado na Rua Duque de Caxias, onde funciona a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto (SP), apresenta falta de manutenção. A pintura nas paredes praticamente desapareceu, os muros estão cobertos de pichações e tem lixo acumulado.
Dentro da delegacia, as portas estão quebradas, as salas sem energia elétrica, e funcionários relatam que alagamentos ocorrem frequentemente em dias de chuva.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Para o historiador Sérgio Campos Gonçalves, a situação é alarmante e prejudica tanto o patrimônio quanto a funcionalidade do espaço.
“A falta de infraestrutura avança do problema que destrói o patrimônio para um problema que torna disfuncional um prédio que deveria exercer uma função pública. Estamos olhando um processo que precisamos cortar na raiz antes que continue avançando”.
Central de Polícia Judiciária apresenta infraestrutura inadequada em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Além do patrimônio histórico de Ribeirão Preto, outros prédios da região também sofrem com a infraestrutura inadequada.
Na delegacia de Cravinhos (SP), por exemplo, a entrada do prédio não tem acessibilidade, o que dificulta o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Dentro dela, as infiltrações e rachaduras nas paredes são visíveis e geram um ambiente de insegurança.
A situação revolta moradores que precisam ir até o local registrar boletim de ocorrência.
“Causa até um assombro. A gente, que precisa desse órgão, e as pessoas que trabalham aqui, acredito que não ficam muito bem vistas ou respeitadas diante da sociedade. Acho que um órgão tão importante como a delegacia, que cuida do direito das pessoas, da comodidade e até mesmo da segurança, isso não reflete segurança alguma”, diz Patrícia de Souza.
A EPTV, afiliada da TV Globo, procurou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para saber se existem projetos de reforma nas delegacias da região, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Prédio da delegacia de Cravinhos, SP, apresenta infiltrações e rachaduras nas paredes
Reprodução/EPTV
Descuido
Vice-presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB de Ribeirão Preto, Ricardo Rocha diz que os problemas estruturais das delegacias são resultado da falta de investimento.
“O prédio é público, então o Estado tem de voltar os olhos para isso. Os agentes devem ter contato com o governador e com a prefeitura para chegar a um consenso e realizar as reformas necessárias. Essa reclamação já não é de agora, então se o Estado prestar atenção no que os próprios agentes policiais relatam, isso pode ser resolvido rapidamente”.
O historiador Sérgio Gonçalves ainda destaca que é preciso que as autoridades se atentem para a necessidade de preservação do patrimônio público.
“Não adianta a gente viajar e gastar uma nota pra ir pra lugares distantes pra tirar fotos em cartões postais distantes, enquanto a gente precariza e destrói aquilo que está no nosso quintal. É isso que a gente tem feito”.
Prédio de delagacia de Ribeirão preto, SP, tem muro pixado e lixo acumulado
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.