Pedágio nas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares tem queda com novo sistema de cobrança proporcional

O valor dos pedágios em diferentes trechos das rodovias Castello Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270) foi reduzido a partir deste domingo, 30 de março de 2025. A mudança ocorre com a transição da administração de trechos para novas concessionárias, que passam a adotar um novo modelo de cobrança. A EcoRodovias assume o chamado lote Nova Raposo, composto por três rodovias na Região Metropolitana de São Paulo. Já o lote Sorocabana passa à responsabilidade da CCR, com 12 rodovias somando 460 km na região Sudoeste do estado.

Pontos Principais:

  • CCR e EcoRodovias assumem concessões de rodovias em SP.
  • Valores de pedágio caem com novo modelo de cobrança.
  • Sistema free flow identifica veículos por placa ou tag.
  • Há descontos para usuários frequentes e cabines automáticas.

A redução nos valores das tarifas está ligada à substituição da chamada “tarifa quilométrica de sistema” por um modelo de cobrança proporcional à distância percorrida. Esse novo formato é acompanhado por descontos contratuais previstos na concessão, como 5% para motoristas que utilizam cabines automáticas e até 20% para aqueles que aderirem ao Desconto para Usuário Frequente (DUF).

Novas concessionárias assumem trechos das rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e SP-075. A mudança traz novo modelo de cobrança proporcional à distância percorrida.
Novas concessionárias assumem trechos das rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e SP-075. A mudança traz novo modelo de cobrança proporcional à distância percorrida.

O sistema utilizado pelas novas empresas é o chamado free flow, ou pedágio eletrônico em fluxo livre. Com ele, o motorista não precisa parar em cabines. Sensores e câmeras identificam automaticamente o veículo, seja pela leitura da placa ou por meio da tag instalada no para-brisa. Esse modelo permite a cobrança exata com base no trajeto realizado pelo condutor.

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Na Rodovia Castello Branco (SP-280), em Osasco (km 18.920), o pedágio caiu de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas e R$ 4,00 nas manuais. Em Barueri (km 20.545), o valor também foi reduzido para os mesmos preços. Em Itapevi (km 33.420), passou de R$ 11,80 para R$ 8,93 nas cabines automáticas e R$ 9,40 nas manuais. Já em Itu (km 72.805), o pedágio caiu de R$ 15,80 para R$ 11,97 e R$ 12,60, respectivamente.

Na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), o pedágio em São Roque (km 47.555) passou de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas cabines automáticas e R$ 10,10 nas manuais. Em Alumínio (km 79.145), caiu para R$ 9,40 e R$ 9,90, respectivamente. Em Araçoiaba (km 111.89), as tarifas foram para R$ 9,59 e R$ 10,10.

Na Rodovia Santos Dumont / Castelinho (SP-075), o valor em Sorocaba (km 13.325) foi reduzido de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas cabines automáticas e R$ 7,10 nas manuais.

O sistema free flow funciona com a instalação de pórticos fixos que reúnem sensores, câmeras e tecnologia infravermelha para fazer a identificação dos veículos em tempo real. Câmeras com duas lentes operam em visão 3D, reconhecendo o tipo de veículo, o número de eixos e se há eixos levantados, o que influencia diretamente no valor a ser cobrado.

Esse modelo permite ainda que a cobrança seja feita sem a necessidade de reduzir a velocidade, facilitando o tráfego e diminuindo paradas nas vias. O sistema também garante precisão ao cobrar valores exatos conforme o trajeto realizado, eliminando as tarifas fixas independentes do percurso.

As novas regras estão em linha com as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aprovou normas para o uso de pedágio eletrônico no país. A expectativa do governo é que o sistema se expanda para outras regiões e reduza os custos operacionais, além de oferecer mais comodidade aos motoristas.

O governo estadual destaca que o novo contrato de concessão prevê mais investimentos em infraestrutura, sinalização e segurança. As empresas terão metas e obrigações específicas a cumprir ao longo do período de concessão, com monitoramento regular por parte da agência reguladora estadual.

Apesar das inovações, dados divulgados indicam que 8% dos motoristas que utilizaram a primeira rodovia com pedágio eletrônico no Brasil deixaram de efetuar o pagamento. Essa inadimplência é monitorada por meio do cruzamento de informações de placas com os sistemas de cobrança e pode gerar multas ao proprietário do veículo.

Com a adoção do novo modelo, o estado de São Paulo passa a contar com mais trechos operando sob o sistema de pedágio eletrônico, marcando uma nova etapa no processo de modernização do setor rodoviário.

Fonte: G1.

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