Morre Francisco Pinheiro Rocha, médico pioneiro de Brasília que operou Tancredo Neves


Ele tinha 95 anos e estava internado após sofrer acidente doméstico. Pinheiro Rocha foi figura importante da saúde pública do DF e ajudou a consolidar Hospital de Base como referência em cirurgias. Francisco Pinheiro Rocha, médico pioneiro de Brasília, morre aos 95 anos
Reprodução
Morreu, na noite deste sábado (29), aos 95 anos, o médico Francisco Pinheiro Rocha, nacionalmente conhecido por operar o ex-presidente Tancredo Neves, no Hospital de Base de Brasília.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo a família, Pinheiro Rocha sofreu um acidente doméstico na quarta-feira (26). Ele foi socorrido e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, mas não resistiu.
O médico foi figura fundamental na saúde pública do Distrito Federal, ajudando a consolidar o Hospital de Base como centro de referência em cirurgias de alta complexidade. Também foi secretário de saúde e criador do Código Sanitário do DF.
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) lamentou a morte de Pinheiro Rocha. “Um verdadeiro ícone da medicina e um exemplo de dedicação e amor à profissão. Sua contribuição inestimável à saúde pública e seu legado na formação de novos profissionais deixarão uma marca indelével em nossa comunidade”, disse a pasta (leia íntegra abaixo).
Nascido em 1929, na Paraíba, ele se formou em medicina em 1955, pela Universidade Federal de Pernambuco. Se especializou em cancerologia, cirurgia-geral e gastroenterologia. Pinheiro Rocha ainda participou ativamente da criação de entidades médicas e ajudou a formar dezenas de novos cirurgiões.
O sepultamento será realizado na terça-feira (1º), em Brasília.
Nota da Secretaria de SES-DF
“É com profundo pesar que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebe a notícia do falecimento do Dr. Francisco Pinheiro Rocha, um verdadeiro ícone da medicina e um exemplo de dedicação e amor à profissão. Sua contribuição inestimável à saúde pública e seu legado na formação de novos profissionais deixarão uma marca indelével em nossa comunidade.
Líder exemplar, doutor Pinheiro contribuiu para a criação da residência médica em Brasília, a formação de cirurgiões de alta competência pelo Brasil e a construção de hospitais durante sua gestão como secretário de Saúde do DF.
O doutor Pinheiro foi não apenas um médico excepcional, mas também gestor e educador. Sua paixão pela medicina e seu compromisso com o bem-estar dos pacientes inspiraram gerações e continuarão a ressoar em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que foram tocados por sua vida e trabalho. Que sua memória seja sempre uma fonte de inspiração e que seu legado perdure em nossos corações.”
LEIA TAMBÉM:
FEMINICÍDIO: Mulher de 34 anos é encontrada morta em casa
ENTENDA: Homem é solto após passar um ano ‘esquecido’ na Papuda
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.