Boulos diz ter visto 25.000 pessoas em ato contra anistia

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) divulgou neste domingo (30.mar.2025), por meio de sua assessoria, um comunicado no qual afirma que havia 25.000 pessoas no ato que organizou em SP contra o PL 2.858, de 2022.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) participou neste domingo (30) de um ato com pelo menos 25 mil pessoas contra a anistia a Bolsonaro e aos golpistas que atentaram contra as instituições brasileiras no 8 de Janeiro“, diz o texto da assessoria do deputado.

A nota de Guilherme Boulos não explica como calculou os 25.000 de público. O Poder360 calculou que havia 5.500 pessoas no ato.

Eis a íntegra da nota de Guilherme Boulos:

Em ato com 25 mil pessoas contra anistia, Boulos promete levar marmita para Bolsonaro na Papuda

‘O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) participou neste domingo (30) de um ato com pelo menos 25 mil pessoas contra a anistia a Bolsonaro e aos golpistas que atentaram contra as instituições brasileiras no 8 de Janeiro. Com concentração na Praça Oswaldo Cruz, a marcha, organizada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, teve como destino o antigo Dói-Codi, no bairro do Paraíso.

Esse ato de hoje, antes de tudo, ele é muito simbólico, porque amanhã completa 61 anos do golpe militar de 64 que instaurou uma ditadura nesse país. E nós estamos aqui defendendo a democracia, defendendo punição aos golpistas 61 anos depois, em memória das vítimas da ditadura, em memória daqueles que sangraram e deram suas vidas para que a gente pudesse estar aqui hoje’, disse Boulos.

‘No ato, o deputado criticou a hipocrisia da extrema-direita, e acusou o bolsonarismo de “desviar dos grandes temas’ para fugir da cadeia.

”Essa gente é covarde, é sem vergonha, tudo que eles fazem é buscar sabotar e boicotar o governo do presidente Lula e as pautas populares nesse país, nós queremos que quem ganha até R$ 5 mil não pague mais imposto de renda, eles são contra; nós queremos o fim da escala 6×1, eles são contra; nós queremos zero de imposto para a cesta básica para baixar o preço da comida, eles são contra. Eles só falam de anistia’, criticou.

‘Boulos ainda mandou um “recado” para o ex-presidente. ‘Quando Bolsonaro se elegeu, ele disse que ia botar os vermelhos, o movimento social e a esquerda na cadeia ou na Ponta da Praia. Vocês se lembram? Mas o mundo gira e nós ainda vamos ter oportunidade de pegar a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e levar a marmita da Cozinha Solidária pra ele lá na Papuda. Espera que esse dia vai chegar. Não tem anistia pra essa turma!’, afirmou”.

Veja fotos do ato:

Veja imagens aéreas do ato em na avenida Paulista, em São Paulo, que começou às 14h:

  • às 14h29

Copyright

Toni Pires/Poder360 – 30.mar.2025

Copyright

Toni Pires/Poder360 – 30.mar.2025

  • às 14h34

Copyright

Toni Pires/Poder360 – 30.mar.2025

Copyright

Toni Pires/Poder360 – 30.mar.2025

  • às 14h43

Copyright

Toni Pires/Poder360 – 30.mar.2025

Copyright

Toni Pires/Poder360 – 30.mar.2025

METODOLOGIA DO PODER360

Para fazer o cálculo de estimativa de público, o Poder360 utilizou fotos áreas de alta resolução feitas com drone no momento de maior concentração no local do ato. Com as fotos disponíveis, o terreno ocupado foi esquadrinhado com o Google Earth para que fosse possível saber em quantos m² havia público.

Este jornal digital marcou os locais de acordo com a concentração: 1, 2, 3, 4 ou 5 pessoas por m². Depois, somou o número estimado de manifestantes e chegou ao total –que sempre será aproximado, pois em concentrações dessa natureza, o público é flutuante e se desloca. Não é possível identificar com clareza nas imagens o público que fica embaixo de árvores ou de marquises de prédios. Esses locais, entretanto, influem pouco na contabilidade geral, pois a maioria das pessoas ficava na avenida e puderam ser captadas nas imagens aéreas feitas pelo drone.

USP: 6.600 PESSOAS

O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo), estimou que o ato convocado por Boulos contou com um público de aproximadamente 6.600 pessoas. A margem de erro é de 790, para mais ou para menos. O cálculo é feito com a ajuda de um software chinês chamado Point to Point Network. Entenda nesta reportagem do Poder360 como funciona o programa. Leia a íntegra do levantamento (PDF – 7 MB).

Leia mais:

  • Boulos chama Eduardo Bolsonaro de “vagabundo” e “bananinha” em ato
  • Boulos diz que ato contra anistia tem “mais gente” que o de Bolsonaro
  • Boulos manda beijo a opositora que o chama de “invasor”; assista
  • Em SP, manifestantes colocam Bolsonaro e Trump em “lata de lixo”
  •  Orlando Silva pede “punições exemplares” aos presos no 8 de janeiro
  • Esquerda começa a se reunir em SP para ato contra anistia
  • Veja imagens dos atos da esquerda contra a anistia pelo país

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.