332 anos de Curitiba: veja antes e depois de pontos famosos da capital


Aniversário da capital paranaense é neste sábado (29). Fotografias foram divulgadas durante o mês de março pelo Departamento de Gestão do Arquivo Público.
Arquivo público
Você já imaginou como era o Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, na época da sua construção? Ou como era a famosa Rua XV entre o século XIX e XX?
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Para celebrar os 332 anos de Curitiba, que completa aniversário neste sábado (29), o g1 reúne fotos com antes e depois de pontos turísticos e históricos da cidade.
As imagens históricas que compõem esta reportagem foram divulgadas pelo Departamento de Gestão do Arquivo Público, que guarda um grande acervo que ajuda a contar a história da capital.
Entre as imagens está um registro da primeira catedral da Curitiba e outro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) antes delas terem a aparência que o público de hoje conhece.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade foi criada a partir de um pequeno povoado bandeirante, mas foi apenas em 1853 que foi escolhida para ser a capital da então Província do Paraná.
Veja os antes e depois abaixo (arraste as fotos para os lados) ⬇️
Praça Santos Andrade e Universidade Federal do Paraná
Initial plugin text
Considerada a instituição de educação superior mais antiga do Brasil, a UFPR está em um prédio histórico que começou a ser construído em 1913. Nas imagens, é possível ver também a Praça Santos Andrade, localizada no Centro da cidade e fundada em 1879.
Inicialmente, a instituição era privada, mas, em 1950, se tornou federal e recebeu um investimento que possibilitou a revitalização do prédio, dando a ele as características arquitetônicas que conhecemos hoje.
Primeiro concerto na Pedreira Paulo Leminski
Initial plugin text
Atualmente a Pedreira Paulo Leminski é palco de grandes eventos nacionais e internacionais. No entanto, antes de se tornar esse espaço famoso, em janeiro de 1974, foi realizado no local um concerto experimental. A inauguração oficial ocorreu apenas 16 anos depois.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, o local é considerado o maior espaço para espetáculos ao ar livre da América Latina, com área de 103,5 mil metros quadrados e capacidade de cerca de 30 mil pessoas.
Rua XV de Novembro na virada do século XIX e XX
Initial plugin text
Considerada uma das ruas mais famosas do Centro de Curitiba, a XV de Novembro era bem diferente no final do século XIX e início do século XX. Nessa época, ainda era possível o tráfego de veículos.
A mudança na mobilidade do local aconteceu em 1972, quando foi construído o calçadão que conecta as praças Osório e Santos Andrade.
Praça do Gaúcho na década de 1970
Initial plugin text
Popularmente conhecida como Praça do Gaúcho, o espaço fica no bairro São Francisco, ao lado do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. De acordo com a Prefeitura, o local é referência para o esporte na capital e tem uma das pistas de skate mais antigas de Curitiba.
Inaugurada em 1978, a área atualmente conta com 32 pistas de skate. Em 2024, a pista passou por uma revitalização e, hoje, é frequentada pelos skatistas olímpicos curitibanos Augusto Akio e Luigi Cini.
Posto Telefônico na Praça Generoso Marques
Initial plugin text
Na década de 1970, era comum encontrar postos telefônicos e os famosos “orelhões”, como os da imagem, espalhados pelas ruas de Curitiba. Nesse ponto, em frente ao Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, era possível fazer ligações locais, estaduais, interestaduais e até internacionais.
Construção do Jardim Botânico
Initial plugin text
Principal cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico foi inaugurado em 5 de outubro de 1991. Na primeira imagem, é possível ver a estufa em obras.
Atualmente a unidade de conservação abriga espécies da fauna e da flora importantes para a preservação ambiental, com jardins em estilo francês e a icônica estufa inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Confira também:
PodParaná #18: Conheça histórias e figuras da Boca Maldita e do Calçadão da XV, em Curitiba
Pelas ruas da cidade: Calçadas curitibanas transpiram arte há quase um século expondo símbolos do Paraná: ‘Não podemos deixar acabar’, diz calceteiro
332 anos de Curitiba: programação de aniversário tem bolo gigante e festa na Câmara Municipal
Largo da Ordem e Casa Romário Martins na década de 1960
Initial plugin text
Na primeira imagem é possível ver o Largo da Ordem no final da década de 1960 e também o Armazém Roque, atual Casa Romário Martins e hoje centro cultural com exposições de memória e arte em Curitiba.
Palacete Wolf: a primeira sede da Fundação Cultura
Initial plugin text
O Palacete Wolf foi a primeira sede da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A primeira imagem mostra os preparativos para a inauguração que ocorreu há 50 anos atrás.
O casarão amarelo em frente à Igreja do Rosário, no bairro São Francisco, foi sede da FCC até 2006, quando passou a abrigar um setor de turismo da Prefeitura.
Torre Telepar em construção nos anos 1980
Initial plugin text
Construída no fim da década de 1980 a Torre da Telepar e atual Torre Panorâmica localizada no bairro Mercês, oferece aos visitante uma vista 360° da cidade. É possível também enxergar a Serra do Mar e a Área de Proteção Ambiental Escarpa Devoniana.
Além disso, o mirante abriga um painel do artista Poty Lazzarotto, construído em concreto aparente, com 25 metros de comprimento e 2 metros de altura.
Primeira igreja Matriz de Curitiba
Initial plugin text
Construída de pedra e rebocada com barro a primeira igreja Matriz de Curitiba foi fechada em 1875, por risco de desabamento. Próximo ao local a atual Catedral foi erguida em 1893, ao lado da Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba.
A primeira imagem é um dos primeiros registros fotográficos encontrados, realizado pelo fotógrafo Adolpho Volk, em 1870. A imagem retrata o Batalhão dos Voluntários da Pátria paranaense, após o retorno da Guerra do Paraguai.
Jogo comemorativo do aniversário de Curitiba
Para celebrar o aniversário de Curitiba, a RPC lançou, no aplicativo Você Na RPC, um jogo especial em que o público pode testar o quanto conhece a capital.
A proposta é reviver a história através de imagens: a cada dia, 5 fotos antigas da cidade são liberadas para que o público descubra em que ano elas foram registradas e em que região de Curitiba aquele momento aconteceu
A brincadeira é mais do que um teste de memória visual — é um convite para redescobrir as transformações da cidade ao longo dos séculos e reviver lugares que fazem parte da nossa identidade.
Para jogar, basta baixar o app na Google Play ou Apple Store. Se o usuário já tiver o aplicativo, basta atualizá-lo.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.